Matérias

Percepção de risco: MOTOCICLISTA - II

Escrito por Portal ONSV

05 OUT 2020 - 13H00

Andar de moto requer ainda mais cuidado e atenção, afinal, são os motociclistas os que mais sofrem acidentes de trânsito em todo país. Motocicletas são veículos fundamentais para o transporte de inúmeras mercadorias, são ágeis e estão sendo essenciais nessa época de isolamento social. Além das entregas das compras feitas pela internet, que também tiveram aumento exponencial neste ano.

Mas, para ir e vir para tantas funções que exigem destreza e urgência, é preciso habilidade, conhecer as regras do trânsito e também saber avaliar os riscos que o trânsito apresenta. Mesmo estando numa cidade de porte médio (ou seja, cidades que tem entre 100 a 300 mil habitantes), você pode se machucar seriamente em caso de um acidente.

Por isso, passar pelo curso do CFC é fundamental. Mas, também é necessário estar atento diariamente a alguns cuidados como jamais transitar sem capacete ou com ele aberto ou solto na cabeça. Afivelar o capacete é fundamental para que sua cabeça esteja protegida. Ele não pode sair dela em hipótese alguma.

Um outro ato de amor próprio do motociclista é transitar com a viseira abaixada em todos os trajetos. Não há nada mais importante que proteger seus olhos. A viseira não foi feita para ficar levantada. Ela só lhe protege se estiver no lugar certo.

Outro cuidado primordial do motociclista é se comunicar com quem está próximo e a principal ferramenta dessa comunicação é a seta. Dar seta é informar quem está do lado qual é sua intenção, qual sua próxima conversão, por isso, não economize esse instrumento de comunicação no trânsito. Abuse dela! Assim, quem está do lado, vai saber qual caminho você vai tomar.

Também para sua proteção, foi criada a antena corta pipa. Ela lhe protege de linhas de pipa com cerol, o que é proibido. Há muitas histórias de motociclistas que foram machucados com essas linhas de pipa e por isso, o uso delas é fundamental para sua proteção. Não deixe sua moto sem esse equipamento valioso.

Assim como os ciclistas, os motociclistas também devem usar adesivos refletivos na roupa, no capacete e também na motocicleta para que, durante a noite ou em baixo de chuva, fiquem mais visíveis para todos os condutores. A roupa que você transita a noite, também deve ter refletivos. Tudo isso é só para que você vá e volte em segurança.

E por último, lembre-se de usar e abusar da gentileza. Nada mais agradável que um condutor gentil e educado para com outros veículos e para quem vai a pé. Dar passagem para quem quer atravessar a rua onde não há semáforos é um ato de cordialidade, coisa que nosso trânsito está carente nos últimos tempos. Perceba o Risco. Proteja a vida.

Foto de Максим Шкляев no Pexels

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.