Estudo prevê diagnóstico, metas e áreas para atuação na redução das mortes, com enfoque regional
Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Roraima). Os estados com melhor desempenho em cada região ou cluster deveriam ser a referência a ser buscada pelos demais na redução da violência no trânsito.
Segundo Bastos, essa metodologia é a mesma adotada para classificação dos países membros da União Europeia e tem grande potencial para ser aplicada no Brasil, porque atende à necessidade de relativizar avaliações no âmbito da segurança viária em um cenário tão cheio de contrastes como é o brasileiro.
Ao estabelecer metas para a diminuição de mortes no trânsito – com sugestão de limites mais pessimista e otimista – a partir do melhor desempenho regional, o novo método possibilita que os gestores e tomadores de decisão, auxiliados pelos resultados da pesquisa de indicadores, possam identificar as áreas mais precárias em cada estado e que devem ser melhoradas.
Na pesquisa, Bastos selecionou ainda 27 indicadores para cada domínio ou segmento (usuário da via, ambiente e via). Em relação aos usuários, seriam considerados itens como pessoas que se envolveram em acidentes após ingerir bebidas, multas relacionadas ao uso do celular e excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, entre outros. No âmbito do veículo, seriam consideradas parcela de motos na frota total, parcela de caminhões e idade da frota. Em ambiente, os indicadores abordam aspectos como: duplicação de rodovias, sinalização rodoviária, condições dos acostamentos, número de profissionais de saúde e gastos com saúde.
Resultados: SP, AC e RN têm melhor desempenho em segurança viária em suas regiões
De acordo com essa nova metodologia, a melhor referência em relação à segurança viária na divisão regional ou cluster 1, seria o Estado de São Paulo. O segundo estado com melhor performance, nesta região, seria o Rio Grande do Sul. Já na região Norte e em grande parte da região Centro-Oeste (cluster 2), o melhor desempenho fica com o Acre, seguido de Goiás. E no cluster 3, constituído pelo Nordeste, o Rio Grande do Norte e Alagoas apresentaram os melhores desempenhos, na primeira e segunda posição respectivamente.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
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