Matérias

Pesquisa propõe nova metodologia para avaliação de segurança viária no Brasil

Escrito por Portal ONSV

16 ABR 2015 - 19H02

"660x200."

Estudo prevê diagnóstico, metas e áreas para atuação na redução das mortes, com enfoque regional

Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Roraima). Os estados com melhor desempenho em cada região ou cluster deveriam ser a referência a ser buscada pelos demais na redução da violência no trânsito.

Segundo Bastos, essa metodologia é a mesma adotada para classificação dos países membros da União Europeia e tem grande potencial para ser aplicada no Brasil, porque atende à necessidade de relativizar avaliações no âmbito da segurança viária em um cenário tão cheio de contrastes como é o brasileiro.

Ao estabelecer metas para a diminuição de mortes no trânsito – com sugestão de limites mais pessimista e otimista – a partir do melhor desempenho regional, o novo método possibilita que os gestores e tomadores de decisão, auxiliados pelos resultados da pesquisa de indicadores, possam identificar as áreas mais precárias em cada estado e que devem ser melhoradas.

Na pesquisa, Bastos selecionou ainda 27 indicadores para cada domínio ou segmento (usuário da via, ambiente e via). Em relação aos usuários, seriam considerados itens como pessoas que se envolveram em acidentes após ingerir bebidas, multas relacionadas ao uso do celular e excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, entre outros.  No âmbito do veículo, seriam consideradas parcela de motos na frota total, parcela de caminhões e idade da frota. Em ambiente, os indicadores abordam aspectos como: duplicação de rodovias, sinalização rodoviária, condições dos acostamentos, número de profissionais de saúde e gastos com saúde.

Resultados: SP, AC e RN têm melhor desempenho em segurança viária em suas regiões

De acordo com essa nova metodologia, a melhor referência em relação à segurança viária na divisão regional ou cluster 1, seria o Estado de São Paulo. O segundo estado com melhor performance, nesta região, seria o Rio Grande do Sul.  Já na região Norte e em grande parte da região Centro-Oeste (cluster 2), o melhor desempenho fica com o Acre, seguido de Goiás. E no cluster 3, constituído pelo Nordeste, o Rio Grande do Norte e Alagoas apresentaram os melhores desempenhos, na primeira e segunda posição respectivamente.

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.