Matérias

Podcast da Record TV recebe diretor do OBSERVATÓRIO para falar sobre alteração do CTB relacionada ao recall

Escrito por Portal ONSV

28 ABR 2021 - 09H56

O episódio 167 do podcast JR 15 min, da Record TV, recebeu o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, para falar sobre a alteração do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) relacionada ao recall.

Segundo levantamento da reportagem, quase 2,5 milhões de carros circulam pelo Brasil com um airbarg defeituoso, que pode provocar sinistros com mortes. São veículos cujos donos não atenderam chamados de recall das montadoras. Se não procurarem suas concessionárias para consertar o defeito, estes motoristas podem ter o documento dos seus carros bloqueados no próximo licenciamento. É o que determina uma nova regra do CTB.

Questionado sobre o motivo do airbag da Takata – reconhecido como o maior recall da história no mundo, com mais de 100 milhões de airbags comprometidos, com 29 mortes, sendo uma no Brasil -, poder ser mortal ao motorista, Ramalho explicou que qualquer chamamento feito por montadoras aos motoristas significa que o fabricante entendeu que aquele componente não funciona como deveria. E, que existe o risco de causar uma lesão ou morte, por isso, quando se faz esse chamamento, popularmente conhecido como recall, é para evitar que, no caso do airbag, se houver um envolvimento do motorista em um acidente, o airbag pode não funcionar ou pode causar uma lesão no motorista.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO esclareceu dúvidas no decorrer do podcast sobre o que é e como acontece um recall, os riscos de não o atender, revisão corretiva e preventiva. Sobre a mudança na legislação que passou a vigorar em 12 de abril, que obriga aos motoristas a atenderem aos chamados das montadoras, Ramalho foi enfático: “Essa decisão do legislativo brasileiro foi muito positiva. Nós estamos dando segurança tanto para o usuário, dono do veículo atualmente, principalmente, no caso de uma venda que ele garanta que aquele veículo está em bom estado”, disse.

Ouça o podcast completo em: https://youtu.be/Za9A0ne5dd4

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.