Abimadabe Vieira fala sobre os cinco fatores de risco no trânsito, indicados pela ONU, e convida a sociedade para aderir à causa de um trânsito seguro durante a Semana Nacional de Trânsito
Os professores Valdilson Lopes e Gerson Luiz Buczenko, do Programa Trânsito e Mobilidade, produzido pela Rádio Web Uninter - do Centro Internacional Uninter -, receberam Abimadabe Vieira, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e representante do Movimento Maio Amarelo na Paraíba, na última sexta-feira (27).
Durante a entrevista, transmitida pelo canal do YouTube e pela página da Rádio Uninter no Facebook, a Observadora Certificada apresentou o tema de sua palestra “Respeito e Responsabilidade – Trânsito e Cidadania”, abordando os cinco fatores de risco no trânsito definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas): dirigir sob efeito de álcool; excesso de velocidade; não uso do capacete; não uso do cinto de segurança; e não uso da faixa de pedestres, ressaltando a percepção de risco e prevenção para os cuidados que devem ser tomados ao transitar.
Após a apresentação, Abimadabe ressaltou a importância do engajamento à segurança viária e convidou a todos para aderirem à causa. “Nós estamos às portas da Semana Nacional de Trânsito, então quem não fez nenhuma atividade ainda em prol do trânsito, faça. Aproveita a Semana Nacional de Trânsito e começa a pensar um pouquinho, plante a sua semente também para a construção de um trânsito melhor”, ressaltou.
Assista em:
[vc_video link="https://youtu.be/sisxNjXji2Q" align="center"][vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="28074,28075" img_size="full"]
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.