Projeto “Trauma Brasil” é apresentado em João Pessoa/PB
Gustavo Fraga representa OBSERVATÓRIO em encontro com o Ministro Marcelo Queiroga
No último sábado (26/06/2021), o governador da Paraíba, João Azevêdo, recebeu no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Millton Steinman, professor e cirurgião do Hospital Israelista Albert Einstein de São Paulo e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Sistema e Centros de Trauma da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado); Gustavo Fraga, professor e cirurgião da Unicamp, representante do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e da Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência), entre outros profissionais para apresentar o projeto “Trauma Brasil 2021-2030”, que faz parte do PNATRANS (Plano Nacional de Mortes e Lesões no Trânsito) que visa à reestruturação da política de saúde pública para a rede de urgência e emergência no país.
A proposta é levar para a Paraíba, o projeto piloto do “Trauma Brasil” com o objetivo de implantar novo modelo, com o desenvolvimento de um sistema organizado de atendimento ao trauma a partir de um esforço coordenado e integrado com o sistema de saúde público local para prover todos os cuidados necessários voltados para os pacientes traumatizados.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que as propostas apresentadas serão analisadas e destacou a importância dos estudos na busca de novas informações e soluções. “Nós vamos fazer a análise técnica do projeto do Trauma Brasil e trabalhar em conjunto para instituir uma política de enfrentamento que traga resultados melhores para esse problema de saúde pública”, comentou.
O Projeto Trauma Brasil 2021 a 2030, foi inspirado a partir de experiências já implementadas em outros países, como Israel, Austrália, Estados Unidos e Canadá, onde foi constatada a redução de cerca de 80% das mortes evitáveis por traumas. O projeto é parte integrante do PNATRANS e tem apoio do Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde, OBSERVATÓRIO, SBAIT e Abramede.
A proposta também sugere a criação de uma Secretaria de Atenção ao Trauma, que segundo o ministro Queiroga precisa ser adaptada na estrutura já existente do Ministério da Saúde e de um Comitê Nacional de Trauma. Outra solicitação do ministro foi a revisão das portarias da Rede de Urgência e Emergência, para incluir as questões do Trauma e também a criação de comitês regionais; definição de número de Centros de Traumas por região e de protocolos de transferências pré-hospitalar e intra-hospitalar. Ele também sugeriu a instituição de selos de qualidade nos Centros de Trauma e para cirurgiões com residência em Cirurgia do Trauma ou integrados com os programas de Medicina de Emergência. As ações têm o objetivo de reduzir mortes evitáveis e promover o controle de custos e de qualidade no atendimento.
Para Gustavo Fraga, foi uma excelente oportunidade de apresentar ao ministro a busca na excelência por uma rede de atendimento aos traumatizados. “Levamos também ao ministro a importância do trabalho feito no programa “Rodovias Que Perdoam – Brasil” de toda rede no atendimento as vítimas. O ministro gostou também de ver que a Paraíba está disposta a realizar esse piloto, que já tem 2 hospitais dedicados no atendimento ao traumatizado. Ele antecipou que é difícil criar uma secretaria dedicada exclusivamente ao trauma, mas pode incluir essa área dentro de outra secretaria”, afirma Fraga.
Além do ministro e sua equipe, o secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, também recebeu todo material dos estudos já realizados na área. O ministro prometeu levar tudo para ser estudado pelas equipes técnicas do Ministério da Saúde.
[vc_gallery interval="3" images="27599,27600,27601,27602,27603" img_size="full"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.