Cerca de 100 pessoas participaram na manhã desta quinta (12 de maio) da 3ª edição do seminário Urbanidade. Dessa vez o tema foi: Ações Coordenadas e Integradas e reuniu profissionais de várias áreas de atuação no trânsito, não só do Distrito Federal, como também de vários Estados.
Em parceria com a FPTS (Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro), o OBSERVATÓRIO está dando continuidade ao trabalho que começou em novembro do ano passado, quando da realização do Seminário Urbanidade “Por uma mobilidade segura” e várias autoridades de diversos setores como a iniciativa privada, poder público, poder legislativo e a sociedade civil organizada puderam expor os gargalos do trânsito e elencar os principais pontos a serem trabalhados dentro de cada eixo definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) como primordiais para a segurança no trânsito: Fiscalização; Infraestrutura e Gestão; Segurança Veicular, Saúde e Educação.
Foram montados 15 GTs (Grupos de Trabalho) que serão integrados por várias entidades públicas e privadas. Cada grupo fará reuniões periódicas (duas por mês), por meio de uma ferramenta disponibilizada pelo OBSERVATÓRIO conhecida como Google Hangout. O representante do OBSERVATÓRIO em cada grupo será o responsável por organizar as reuniões. Serão também disponibilizadas algumas ferramentas de apoio como uma área restrita no site do OBSERVATÓRIO para troca de informações do grupo em questão.
Além disso, a proposta prevê ainda um estudo analítico de cada tema proposto, os objetivos do trabalho, pesquisa de estudos acadêmicos, relatórios gerenciais e por fim, a apresentação dos resultados que está prevista para a Semana Nacional de Trânsito desse ano, ainda sem data confirmada.
Coube ao diretor técnico do OBSERVATÓRIO, engenheiro Paulo Guimarães, explicar toda essa dinâmica, como ficaram os grupos, qual a periodicidade das reuniões, como funcionará o hangout, etc. A partir desse entendimento, foram apresentados todos os 15 temas, três para cada eixo da ONU. São eles:
Na área de Fiscalização:
Na área de Infraestrutura e Gestão:
Na área de Segurança Veicular:
Na área da Saúde:
Na área da Educação:
Deputados apoiam e participam dos GTs
O presidente da FPTS, deputado Hugo Leal (PSB-RJ) encerrou o evento dessa quinta com o seguinte questionamento: o que falta para que o nosso trânsito efetivamente seja seguro? A proposta do Seminário Urbanidade foi apoiada por toda a diretoria da Frente e será acompanhada por vários representantes previamente definidos.
Para o deputado Hugo, a proposta do Urbanidade é algo que precisa ter acompanhamento e essa é a tarefa do OBSERVATÓRIO. Já a deputada federal e vice-presidente da FPTS, Christiane Yared (PTN-PR) as propostas podem efetivamente começar a mudar esse cenário que hoje temos no país.
Além dos deputados, para cada eixo de atuação, um representante foi escolhido para falar sobre a expectativa dos trabalhos e dos resultados. Cada um recebeu as pastas contendo o roteiro de trabalho que deve realizar. Pelo grupo Fiscalização, falou a diretora-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Maria Alice Nascimento; pelo grupo Infraestrutura e Gestão, o coordenador geral de planejamento normativo e estratégico José Renato Gonçalves; pelo grupo Segurança Veicular, falou o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho; pelo grupo da Saúde, falou o dr. Gustavo Fraga, diretor da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado); e por último, pelo grupo da Educação, falou o presidente do Focotran (Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito), Horácio Mello.
Além desses representantes, também ocuparam a tribuna do Seminário, o diretor Institucional da Seguradora Líder-DPVAT, Carlos André Guerra.
A próxima fase do Urbanidade será a consolidação de cada um dos 15 GTs para dar início aos trabalhos.
[gallery link="none" size="large" ids="5860,5859,5851,5850,5849,5848,5858,5847,5857,5856,5855,5846,5845,5854,5844,5853,5852"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.