Ramalho palestra no Rotary Club, em Indaiatuba
Acidentes e Semana do Trânsito foram os temas abordados
O diretor-presidente do (ONSV) OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, ministrou palestra aos rotarianos de Indaiatuba, fechando os trabalhos da Semana Nacional do Trânsito-2015, nesta segunda, dia 28, à noite. Cerca de 30 pessoas acompanharam o evento.
Durante a palestra, realizada na sede do Rotary Club, Ramalho apresentou os dados sobre acidentalidade no Brasil, revelando informações sobre fatores de risco, comportamento inadequados no trânsito, condições como ocorrem os acidentes, principais vítimas, custos dos acidentes e resultados – prejuízos sociais, previdenciários e para os mais diversos setores.
O diretor da entidade destacou ainda alguns comparativos da violência no trânsito com grandes desastres pelo mundo, que revelam a dimensão da nossa tragédia diária no trânsito. O paralelo foi feito com desastres naturais como terremotos ou tsunamis, com desastres aéreos e ainda guerras, e os números comprovam que o trânsito tem tomado à frente de qualquer catástrofe. “O trânsito no Brasil mata a cada hora cinco pessoas. O cenário é dos mais assustadores e no mundo os números também são preocupantes”, argumentou Ramalho.
Ramalho aproveitou para divulgar o trabalho do OBSERVATÓRIO durante a Semana do Trânsito, que em 2015, destacou a temática “Sou a mudança no trânsito”, apresentando as peças e vídeo veiculados para a conscientização de toda a sociedade.
Os materiais abordaram temas como comportamentos responsáveis no trânsito como não beber e dirigir, não deixar de usar os equipamentos de segurança – cinto, capacetes e cadeirinhas para crianças, não usar o celular na direção, entre outros. As peças também contemplaram o respeito à sinalização, aos pedestres, ciclistas, aos limites de velocidade e à faixa de pedestres.
O diretor do OBSERVATÓRIO também discutiu parcerias com o presidente do Rotary Indaiatuba, Cleonir Bertipaglia; e o secretário do Rotary, Nelson Ritter.
Alex Cassimiro, rotariano e também responsável pela Área de Desenvolvimento Institucional, participou do evento.

DIA MUNDIAL DO SONO 17 DE MARÇO
Medicina do Sono tem por objeto de estudo um estado fisiológico do organismo humano que ocorre com periodicidade – ritmo circadiano – a cada 24h. Nesse período, nosso organismo tem um funcionamento muito ativo, essencial para a saúde, porém diferente do momento de consciência.

MULHERES SEGURAS NO TRÂNSITO
Mulheres seguras no trânsito. Uma conversa sobre como as mulheres podem ajudar a fortalecer a cultura da segurança viária para toda sociedade.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.