Matérias

Ramalho palestra no Rotary Club, em Indaiatuba

Escrito por Portal ONSV

29 SET 2015 - 16H35

Acidentes e Semana do Trânsito foram os temas abordados

O diretor-presidente do (ONSV) OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, ministrou palestra aos rotarianos de Indaiatuba, fechando os trabalhos da Semana Nacional do Trânsito-2015, nesta segunda, dia 28, à noite. Cerca de 30 pessoas acompanharam o evento.

Durante a palestra, realizada na sede do Rotary Club, Ramalho apresentou os dados sobre acidentalidade no Brasil, revelando informações sobre fatores de risco, comportamento inadequados no trânsito, condições como ocorrem os acidentes, principais vítimas, custos dos acidentes e resultados – prejuízos sociais, previdenciários e para os mais diversos setores.

O diretor da entidade destacou ainda alguns comparativos da violência no trânsito com grandes desastres pelo mundo, que revelam a dimensão da nossa tragédia diária no trânsito. O paralelo foi feito com desastres naturais como terremotos ou tsunamis, com desastres aéreos e ainda guerras, e os números comprovam que o trânsito tem tomado à frente de qualquer catástrofe.  “O trânsito no Brasil mata a cada hora cinco pessoas. O cenário é dos mais assustadores e no mundo os números também são preocupantes”, argumentou Ramalho.

Ramalho aproveitou para divulgar o trabalho do OBSERVATÓRIO durante a Semana do Trânsito, que em 2015, destacou a temática “Sou a mudança no trânsito”, apresentando as peças e vídeo veiculados para a conscientização de toda a sociedade.

Os materiais abordaram temas como comportamentos responsáveis no trânsito como não beber e dirigir, não deixar de usar os equipamentos de segurança – cinto, capacetes e cadeirinhas para crianças, não usar o celular na direção, entre outros. As peças também contemplaram o respeito à sinalização, aos pedestres, ciclistas, aos limites de velocidade e à faixa de pedestres.

O diretor do OBSERVATÓRIO também discutiu parcerias com o presidente do Rotary Indaiatuba, Cleonir Bertipaglia; e o secretário do Rotary, Nelson Ritter.

Alex Cassimiro, rotariano e também responsável pela Área de Desenvolvimento Institucional, participou do evento.

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.