Começou 2020, e o Programa Laço Amarelo vai falar da atenção que motociclistas devem ter em ruas e rodovias. O tema desse mês nos lembra que andar de moto é muito legal, mas também é perigoso, por isso, estar sempre atento é fundamental.
Um dos principais cuidados para quem está sobre duas rodas é estar bem equipado. É natural que, como no nosso país faz muito calor a maior parte do ano, muita gente não goste de vestir roupas grossas ou mesmo sapato fechado para subir na moto, porém, jaqueta, luvas, calça, calçado fechado e capacete justo na cabeça e afivelado são essenciais para que o motociclista esteja bem protegido.
Um outro cuidado para que não haja tantos acidentes com motos cabe aos motoristas. Quem está de carro deve sempre usar a seta e olhar no retrovisor antes de fazer qualquer manobra. Dessa forma, todos que dividem a rua ou a rodovia irão saber qual sua próxima atitude. Para o motociclista, esses cuidados podem valer a vida. Por isso motorista, nunca deixe de sinalizar suas intenções no trânsito.
Uma atenção especial para quem está de carro são os pontos cegos que veículos pequenos e grandes possuem. Às vezes, a gente não enxerga mesmo se há alguém do lado, por isso é tão importante olhar várias vezes nos retrovisores antes de qualquer manobra. Isso ajuda a proteger quem está de moto.
Vemos em muitas ruas e estradas, motociclistas abusando da velocidade, como por exemplo, usando o celular enquanto pilota, desrespeitando a sinalização, pilotando descalço ou com o capacete solto na cabeça. Quem se comporta desse jeito, está sujeito a se machucar seriamente no trânsito.
Uma outra dica importante é nunca trafegar entre os carros, o chamado “corredor”. O correto é o motociclista ocupar a faixa no lugar do carro e nunca entre eles. Trafegar entre os carros somente com o trânsito lento ou parado e mesmo assim em baixa velocidade.
A regra é para todos: respeite quem vai do seu lado, seja um motociclista, um motorista, um ciclista ou o pedestre. Só assim vamos conseguir diminuir o número de acidentes pelo país. Faça a sua parte: um trânsito seguro, depende só de você!
Segurança viária em foco: documentário da Produtora Brasileira destaca o Maio Amarelo e o trabalho do OBSERVATÓRIO
No início de junho, mais precisamente no dia 12,, a sede do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em São José dos Campos/SP, recebeu a equipe da Produtora Brasileira para a gravação de um documentário especial sobre segurança viária e o Movimento Maio Amarelo.
OBSERVATÓRIO marca presença no 10º Frotas Conectadas em painel sobre segurança, inovação e tecnologia
Nesta quarta-feira, 18, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, participou do segundo dia da 10ª edição do Frotas Conectadas, evento que se consolida como um dos mais relevantes do setor de mobilidade no Brasil.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.