Reunião discute revisão do processo de formação de condutores
Proposta elaborada pelo OBSERVATÓRIO é avaliada positivamente por representantes de escolas de formação de instrutores
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV apresentou a representantes de empresas de formação de instrutores, em reunião nesta quarta-feira, 26 de outubro, sua proposta de trabalho de revisão do atual processo de formação de condutores de veículos, elaborada por sua equipe de especialistas, com contribuições de setores relacionados ao tema.
A nova proposta segue critérios de aprendizagem, absorção de conhecimento, uso de ferramentas tecnológicas e exposição necessária e controlada de riscos para melhor preparo dos condutores de veículos. Considerando que segundo estudos, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana (imprudência, imperícia ou negligência), entende o OBSERVATÓRIO a necessidade que o melhor preparo do condutor de veículos é indispensável para a redução do número de acidentes registrados no país.
O encontro focou a nova matriz pedagógica e balizadores para o processo de revisão. Durante a reunião, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, ressaltou que nesta etapa a proposta está sendo apresentada para validação junto aos setores envolvidos, para posterior apresentação em audiência pública. Há cerca de 15 dias, o trabalho foi discutido também com representantes da AND (Associação Nacional de Detrans).
No mesmo sentido, o engenheiro Paulo Guimarães destacou que OBSERVATÓRIO, no qual ele atua como diretor-técnico, se propõe a executar trabalho para o engajamento e mudança da mentalidade da sociedade em relação à importância da nova formação de condutores de veículos.
Na opinião de Maurício Pontello, que na reunião representou a CENTEC (Centro de Ensino Técnico), “é estimulante poder participar deste projeto tão importante para a construção de um novo processo de formação de condutores no Brasil, levando em conta a necessidade de uma nova formação dos profissionais envolvidos nesse processo”.
Como ele, Eliseu Ruiz, docente em formação de condutores, considerou o trabalho desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO como consistente, técnico, e capaz de contribuir consideravelmente na formação de profissionais de trânsito e de condutores. Considerando também altamente relevante o trabalho feito pela equipe do OBSERVATÓRIO, Cláudia Rubenich, que representou duas IEs do Rio Grande do Sul, observou que para mudar os resultados “precisamos mudar os procedimentos”. Participaram da reunião de apresentação da proposta, também, Solange Ribeiro e Emerson Roverati, representando a AutoTrânsito e Marco Antônio, do Grupo Totus.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.