Matérias

Reunião discute revisão do processo de formação de condutores

Escrito por Portal ONSV

27 OUT 2016 - 11H23

"condutores-reuniao"

Proposta elaborada pelo OBSERVATÓRIO é avaliada positivamente por representantes de escolas de formação de instrutores

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV apresentou a representantes de empresas de formação de instrutores, em reunião nesta quarta-feira, 26 de outubro, sua proposta de trabalho de revisão do atual processo de formação de condutores de veículos, elaborada por sua equipe de especialistas, com contribuições de setores relacionados ao tema.

A nova proposta segue critérios de aprendizagem, absorção de conhecimento, uso de ferramentas tecnológicas e exposição necessária e controlada de riscos para melhor preparo dos condutores de veículos. Considerando que segundo estudos, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana (imprudência, imperícia ou negligência), entende o OBSERVATÓRIO a necessidade que o melhor preparo do condutor de veículos é indispensável para a redução do número de acidentes registrados no país.

O encontro focou a nova matriz pedagógica e balizadores para o processo de revisão. Durante a reunião, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, ressaltou que nesta etapa a proposta está sendo apresentada para validação junto aos setores envolvidos, para posterior apresentação em audiência pública. Há cerca de 15 dias, o trabalho foi discutido também com representantes da AND (Associação Nacional de Detrans).

No mesmo sentido, o engenheiro Paulo Guimarães destacou que OBSERVATÓRIO, no qual ele atua como diretor-técnico,  se propõe a executar trabalho para o engajamento e mudança da mentalidade da sociedade em relação à importância da nova formação de condutores de veículos.

Na opinião de Maurício Pontello, que na reunião representou a CENTEC (Centro de Ensino Técnico), “é estimulante poder participar deste projeto tão importante para a construção de um novo processo de formação de condutores no Brasil, levando em conta a necessidade de uma nova formação dos profissionais envolvidos nesse processo”.

Como ele, Eliseu Ruiz, docente em formação de condutores, considerou o trabalho desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO como consistente, técnico, e capaz de contribuir consideravelmente na formação de profissionais de trânsito e de condutores. Considerando também altamente relevante o trabalho feito pela equipe do OBSERVATÓRIO, Cláudia Rubenich, que representou duas IEs do Rio Grande do Sul, observou que para mudar os resultados “precisamos mudar os procedimentos”. Participaram da reunião de apresentação da proposta, também, Solange Ribeiro e Emerson Roverati, representando a AutoTrânsito e Marco Antônio, do Grupo Totus.

"whatsapp-image-2016-10-26-at-15-35-47" "whatsapp-image-2016-10-26-at-16-59-41-1" "whatsapp-image-2016-10-26-at-16-59-41" "whatsapp-image-2016-10-26-at-17-19-13" "whatsapp-image-2016-10-26-at-17-19-14" "whatsapp-image-2016-10-26-at-15-35-43" "whatsapp-image-2016-10-26-at-15-35-44-1" "whatsapp-image-2016-10-26-at-15-35-44" "whatsapp-image-2016-10-26-at-15-35-45" "whatsapp-image-2016-10-26-at-15-35-46"

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.