Matérias

Saia para seus compromissos, mas respeite as regras de segurança

Escrito por Portal ONSV

23 JUN 2016 - 11H44

Vida pode ser corrida, como se diz popularmente; porém, mais que isso, é valiosa. Obedecer às regras de segurança é fundamental para os condutores e também para pedestres

Enfrentar congestionamento até o local de trabalho, necessidade de chegar pontualmente a compromissos como reuniões, consultas médicas, deixar os filhos na escola, entre outros, são condições enfrentadas cotidianamente pelas pessoas, sejam elas pedestres ou motoristas. A vida moderna impõe uma série de obrigações com necessidade de serem cumpridas a cada dia com maior velocidade.

Por vezes, a preocupação com a pontualidade faz com que outro aspecto seja negligenciado: a segurança. Isso, porém, não deve nunca ocorrer, porque é da segurança que depende sua chegada ou não ao compromisso. Portanto, seja pedestre, ciclista, motociclista ou motorista, é necessário saber que algumas regras e cuidados devem ser observados.

A vida é corrida, como se diz popularmente. Entretanto, mais que isso, ela é valiosa. Se for dirigir, procure manter-se calmo mesmo em situações adversas, mantenha sempre seu veículo em boas condições, respeite as leis de trânsito, as faixas de pedestres, os semáforos, os limites de velocidade e esteja atento.  Procure também ser gentil no trânsito permitindo ultrapassagem, por exemplo.

Evite discutir ao volante ou aceitar eventuais provocações de outros motoristas. Vale evitar também sair de casa para o trabalho ou outros compromissos em horários de pico, ou de extremo movimento. Planeje-se para sair alguns minutos mais cedo.

Pedestres

Há regras de segurança – que fazem a diferença - também para os pedestres que, assim como quem está ao volante, faz parte de um todo: a mobilidade. Estar atento ao que ocorre ao redor é uma delas.  Fazer travessias nos locais indicados pela sinalização viária – como as faixas de segurança – é outra. Se, eventualmente, não existirem faixas, evite atravessar vias em esquinas ou curvas. Faça a travessia com calma, pois a pressa pode acabar ocasionando queda ou outro tipo de acidente.

Pedestres devem caminhar pelas calçadas. E quando elas não existirem e forem obrigados a ir para a via, é indispensável fazê-lo em fila única para não ficarem expostos ao tráfego viário.  A regra ‘fazer ser visto’ é válida também para os pedestres, que precisam estar atentos e certos de que estão sendo vistos pelos motoristas.

Nas travessias o pedestre deve sempre observar a abertura do semáforo e, mesmo que estiver aberto para ele, certificar-se  que os veículos estão parados. Tomar cuidado com garagens e saída de veículos, além de não circular entre veículos são outras orientações aos pedestres que não devem, ainda, sair de trás de árvores, postes, ônibus, carros ou objetos que possam impedir a visão dos motoristas.

Ao transitar, a audição é indispensável. Por isso, evite usar fones ou distrair-se ao celular. E esteja sempre disponível para ajudar pessoas idosas, obesas ou portadoras de mobilidade reduzida a concluir travessias.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.