Matérias

São José dos Campos/SP implanta programa Educa do 1º ao 9º ano da rede municipal

Escrito por Portal ONSV

05 AGO 2021 - 16H17

A Prefeitura de São José dos Campos, município no interior do estado de São Paulo, irá implantar a educação para o trânsito nas escolas da rede municipal de ensino a partir deste mês por meio do programa Educa. O evento que apresentará o programa e a adesão do município ao programa Laço Amarelo, será realizado amanhã (06), em uma celebração que antecede à Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) e contará com a presença dos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, diretor-presidente; Jamil Megid Junior, diretor de Planejamento e Estratégia; Daniela Gurgel, coordenadora de Comunicação e Marcius D’Avila, coordenador de relacionamentos.

Ambos os programas são realizações do OBSERVATÓRIO, que escolheu São José dos Campos entre algumas cidades para implantar o projeto piloto do programa Educa. Inicialmente, cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano, de dez escolas, terão a disciplina de educação para o trânsito. Todos os livros foram produzidos pelo OBSERVATÓRIO em parceria com o Sesi/Senai e doados à Prefeitura.

O Educa é um programa inédito no país, que faz uma abordagem crítica em temas transversais como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com foco na mobilidade urbana. O conteúdo é baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos do programa incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 “São José faz história ao implantar a educação para o trânsito para os alunos. Dessa forma, está consolidando a tão sonhada cultura da segurança viária”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor presidente do OBSERVATÓRIO.

Município Laço Amarelo

Durante o evento dessa sexta-feira também será apresentada a adesão de São José dos Campos ao programa Município Laço Amarelo. Esse programa dá sequência às ações de conscientização e segurança no trânsito desenvolvidas pelo Movimento Maio Amarelo durante todo o ano. Mantendo em pauta o tema trânsito, o OBSERVATÓRIO disponibiliza todos os meses para as prefeituras participantes conteúdos e materiais relacionados à segurança viária, além de acesso a todo acervo de pesquisas e estudos, incluindo a plataforma SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação).

A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os sinistros de trânsito acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município. Além do poder público, empresas e a sociedade civil organizada também podem aderir ao programa Laço Amarelo.

Para mais informações, acesse: http://lacoamarelo.org.br/index.php/quero-aderir/

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.