A Prefeitura de São José dos Campos, município no interior do estado de São Paulo, irá implantar a educação para o trânsito nas escolas da rede municipal de ensino a partir deste mês por meio do programa Educa. O evento que apresentará o programa e a adesão do município ao programa Laço Amarelo, será realizado amanhã (06), em uma celebração que antecede à Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) e contará com a presença dos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, diretor-presidente; Jamil Megid Junior, diretor de Planejamento e Estratégia; Daniela Gurgel, coordenadora de Comunicação e Marcius D’Avila, coordenador de relacionamentos.
Ambos os programas são realizações do OBSERVATÓRIO, que escolheu São José dos Campos entre algumas cidades para implantar o projeto piloto do programa Educa. Inicialmente, cerca de 6.300 alunos do 1º ao 9º ano, de dez escolas, terão a disciplina de educação para o trânsito. Todos os livros foram produzidos pelo OBSERVATÓRIO em parceria com o Sesi/Senai e doados à Prefeitura.
O Educa é um programa inédito no país, que faz uma abordagem crítica em temas transversais como saúde, meio ambiente, ética e cidadania, com foco na mobilidade urbana. O conteúdo é baseado na legislação brasileira e está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular de Educação). Os livros didáticos do programa incluem um manual do professor com todas as orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
“São José faz história ao implantar a educação para o trânsito para os alunos. Dessa forma, está consolidando a tão sonhada cultura da segurança viária”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor presidente do OBSERVATÓRIO.
Município Laço Amarelo
Durante o evento dessa sexta-feira também será apresentada a adesão de São José dos Campos ao programa Município Laço Amarelo. Esse programa dá sequência às ações de conscientização e segurança no trânsito desenvolvidas pelo Movimento Maio Amarelo durante todo o ano. Mantendo em pauta o tema trânsito, o OBSERVATÓRIO disponibiliza todos os meses para as prefeituras participantes conteúdos e materiais relacionados à segurança viária, além de acesso a todo acervo de pesquisas e estudos, incluindo a plataforma SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação).
A atual Administração Municipal acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os sinistros de trânsito acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, investe em campanhas educativas e realiza ações diárias no município. Além do poder público, empresas e a sociedade civil organizada também podem aderir ao programa Laço Amarelo.
Para mais informações, acesse: http://lacoamarelo.org.br/index.php/quero-aderir/
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.