Matérias

Sergipe apresenta o melhor desempenho na redução das mortes no trânsito, em 2014, no Brasil

Escrito por Portal ONSV

23 MAR 2016 - 09H28

Espírito Santo e Pernambuco são destaques positivos também.

"banner-sergipe"

Enquanto todas as regiões do país apresentaram aumento no número de mortes no trânsito  em 2014 e o Sudeste ficou com o pior desempenho, com crescimento de 4% da violência traduzida em óbitos, três estados do país conseguiram um importante feito. Sergipe, Espírito Santo e Pernambuco apresentaram reduções expressivas na violência nas vias. Os números comprovam.

Sergipe registrou queda de 20% nas fatalidades no trânsito; o Espírito Santo reduziu 9,8 dos óbitos e completando esse trio, Pernambuco alcançou uma redução de 7% na mortalidade nas vias e rodovias daquele estado.

Mas se por um lado, esses estados têm a comemorar; do outro, Tocantins, Maranhão e Ceará têm motivos para ficar em alerta com a segurança viária. Esses três estados apresentaram os piores desempenhos em mortalidade no trânsito em 2014, comparando-se os dados de 2013/2014. Em Tocantins, o crescimento das mortes foi da ordem de 13,3%; o Maranhão registrou 12,4% no crescimento dos óbitos no trânsito e o Ceará, 10,9%, considerando os comparativos anuais.

Quando se observa a fatalidade no país que também registrou aumento de 2% no comparativo 2013/2014, os números desses estados preocupam ainda mais; pois apresentam faixas de crescimento muito maiores. 43.075 morreram no trânsito no país, de acordo com informações do DataSUS, em 2014. E os números ainda são preliminares.

Voltando-se à análise por regiões, depois da Região Sudeste com 4% de aumento, fica o Norte com 1,7% também de crescimento; Centro-Oeste (+1,0%), Nordeste (+0,8%) e a Sul (+0,2%) ficou com praticamente o mesmo número.

Na região Sudeste, o Espírito Santo foi o único Estado a apresentar queda no número de mortes na comparação com o ano anterior.

Na região Sul, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram resultados favoráveis, porém o aumento ocorrido no estado de Santa Catarina resultou em um cenário desfavorável para a região.

No Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso foi o único a apresentar valores mais favoráveis em 2014 – com uma queda de em torno 5%, ao passo que todos os demais estados da região tiveram um aumento do número de mortes no trânsito.

Mortes por estados e regiões brasileiras – variação. Em vermelho, o pior desempenho; e, em verde, o melhor, em cada região

Região   UFVariação do número de mortes de 2013 para 2014
NORTEAcre5,4%
Amapá0,0%
Amazonas0,9%
Pará0,4%
Rondônia-3,7%
Roraima-3,3%
Tocantins13,3%
NORDESTEAlagoas5,7%
Bahia-4,2%
Ceará10,9%
Maranhão12,4%
Paraíba-4,5%
Pernambuco-7,0%
Piauí6,4%
Rio Grande do Norte-6,7%
Sergipe-20,0%
SUDESTEEspírito Santo-9,8%
Minas Gerais2,3%
Rio de Janeiro5,3%
São Paulo6,9%
SULParaná-3,2%
Rio Grande do Sul-1,4%
Santa Catarina8,6%
CENTRO-OESTEDistrito Federal2,4%
Goiás3,7%
Mato Grosso-5,1%
Mato Grosso do Sul2,3%

Resolucao_contran_numero_mil_pela_paz
Observadores Certificados

Resolução Contran número 1.000, pela Paz

Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!

Observatorio_apresenta_maio_amarelo_no_mobifilm
Matérias

OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM

Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.

Ampliacao_atuacao_agentes_de_transito
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO

Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto