Enquanto todas as regiões do país apresentaram aumento no número de mortes no trânsito em 2014 e o Sudeste ficou com o pior desempenho, com crescimento de 4% da violência traduzida em óbitos, três estados do país conseguiram um importante feito. Sergipe, Espírito Santo e Pernambuco apresentaram reduções expressivas na violência nas vias. Os números comprovam.
Sergipe registrou queda de 20% nas fatalidades no trânsito; o Espírito Santo reduziu 9,8 dos óbitos e completando esse trio, Pernambuco alcançou uma redução de 7% na mortalidade nas vias e rodovias daquele estado.
Mas se por um lado, esses estados têm a comemorar; do outro, Tocantins, Maranhão e Ceará têm motivos para ficar em alerta com a segurança viária. Esses três estados apresentaram os piores desempenhos em mortalidade no trânsito em 2014, comparando-se os dados de 2013/2014. Em Tocantins, o crescimento das mortes foi da ordem de 13,3%; o Maranhão registrou 12,4% no crescimento dos óbitos no trânsito e o Ceará, 10,9%, considerando os comparativos anuais.
Quando se observa a fatalidade no país que também registrou aumento de 2% no comparativo 2013/2014, os números desses estados preocupam ainda mais; pois apresentam faixas de crescimento muito maiores. 43.075 morreram no trânsito no país, de acordo com informações do DataSUS, em 2014. E os números ainda são preliminares.
Voltando-se à análise por regiões, depois da Região Sudeste com 4% de aumento, fica o Norte com 1,7% também de crescimento; Centro-Oeste (+1,0%), Nordeste (+0,8%) e a Sul (+0,2%) ficou com praticamente o mesmo número.
Na região Sudeste, o Espírito Santo foi o único Estado a apresentar queda no número de mortes na comparação com o ano anterior.
Na região Sul, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram resultados favoráveis, porém o aumento ocorrido no estado de Santa Catarina resultou em um cenário desfavorável para a região.
No Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso foi o único a apresentar valores mais favoráveis em 2014 – com uma queda de em torno 5%, ao passo que todos os demais estados da região tiveram um aumento do número de mortes no trânsito.
Região | UF | Variação do número de mortes de 2013 para 2014 |
NORTE | Acre | 5,4% |
Amapá | 0,0% | |
Amazonas | 0,9% | |
Pará | 0,4% | |
Rondônia | -3,7% | |
Roraima | -3,3% | |
Tocantins | 13,3% | |
NORDESTE | Alagoas | 5,7% |
Bahia | -4,2% | |
Ceará | 10,9% | |
Maranhão | 12,4% | |
Paraíba | -4,5% | |
Pernambuco | -7,0% | |
Piauí | 6,4% | |
Rio Grande do Norte | -6,7% | |
Sergipe | -20,0% | |
SUDESTE | Espírito Santo | -9,8% |
Minas Gerais | 2,3% | |
Rio de Janeiro | 5,3% | |
São Paulo | 6,9% | |
SUL | Paraná | -3,2% |
Rio Grande do Sul | -1,4% | |
Santa Catarina | 8,6% | |
CENTRO-OESTE | Distrito Federal | 2,4% |
Goiás | 3,7% | |
Mato Grosso | -5,1% | |
Mato Grosso do Sul | 2,3% |
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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