Está aberta a temporada de transbordamentos de rios e alagamentos, situações comuns no Verão, período de chuvas fortes e intensas em várias regiões do país, e de risco extremo para a segurança no trânsito. Neste ano, o forte calor e chuvas torrenciais já são marcas desta Primavera e, consequentemente, várias cidades da Grande São Paulo, já experimentam essa situação e sofrem as consequências delas.
As enchentes são de fato um perigo também para os motoristas. Por conta disso, como se comportar ao se deparar com vias fortemente alagadas? O OBSERVATÓRIO de Segurança Viária – ONSV orienta sobre procedimentos aconselháveis em benefício da proteção da vida dos condutores e até mesmo em relação à preservação de seu patrimônio financeiro, o veículo.
Mas ressalta que, sempre que notar que enfrentará chuva intensa e não tiver condições de esperar que ela termine, redobre a atenção no trânsito.
Para a garantia da vida, o condutor, ao se deparar com uma situação de enchente, deve:
. Alterar rotas e, assim, evitar transitar por locais alagados.
. Aguardar a água baixar antes de trafegar pelo trecho, ainda que, com a água até a metade da altura da roda, existam condições mínimas para dirigir. Se estiver acima da metade da roda, a travessia se torna muito arriscada e o veículo fica exposto a panes mecânicas.
. Se não existir alternativa de desvio, mantenha a tranquilidade e não se assuste com problemas que o veículo possa apresentar, como anomalias nos ponteiros e direção pesada. Muitos condutores se desesperam e acabam praticando atitudes perigosas que colocam em risco a vida.
. No caso de ter mesmo de enfrentar a enchente, dirija sempre em primeira marcha em aceleração. Agindo assim é possível evitar que a água entre no motor, o que pode ampliar os prejuízos.
. Não ligue o ar condicionado porque o veículo perderá potência.
Já em relação ao patrimônio financeiro que o veículo representa aos motoristas, em caso de alagamentos e enchentes, é ideal que:
. Depois de ter atravessado o alagamento, mesmo que o veículo não aparente nenhum dano, é necessário estar atento às correias, ao óleo e ao sistema elétrico. Pode ser que o motor tenha sido danificado e existe perigo de ocorrência de curtos. As lâmpadas e buzina devem, também, ser checadas.
. Se, por acaso, seu veículo ‘morreu’ durante a travessia, após o alagamento ter baixado não dê a partida. Isso porque pode haver água no motor e ele pode ser danificado. O aconselhável é levar um profissional até o local para que ele verifique as condições do veículo.
. Observe o filtro de ar e, no caso de haver folhas ou barro, o indicativo é de que a água pode ter entrado no sistema.
. No caso de notar cantos do veículo molhados, cuide de secá-los para evitar corrosão.
. Não deixe o carro sujo, com lama acumulada, leve para uma limpeza e lubrificação completas.
. Se depois da checagem notar alguma parte danificada, leve o quanto antes seu veículo para a assistência técnica.
Assista ao vídeo do OBSERVATÓRIO com mais orientações sobre enchentes:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.