Matérias

TRANSFORMANDO CIDADES: IMPLEMENTANDO O PNATRANS

Escrito por Portal ONSV

03 OUT 2022 - 16H53

OBSERVATÓRIO promove série de lives sobre seu novo curso durante esta semana

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os Pilares do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito), e fornecer ao público mais informações sobre o novo curso que será lançado na próxima sexta-feira (07), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária promove esta semana diversas lives, que serão apresentadas pelo seu CEO, Paulo Guimarães, e conta com a presença de especialistas para abordar temas relevantes e relacionados aos pilares do Pnatrans.

A live de hoje (03), sobre o Pilar 2 – Pnatrans: Vias Seguras; contou com a participação da Observadora Certificada e Consultora de Mobilidade, Nádia Sudário. E foi uma oportunidade de descobrir um pouco mais da grade do curso, e conhecer um dos docentes e especialistas da área, além de todo conhecimento e técnicas que ele propõe.

O Pnatrans se desdobra em seis pilares e as lives, que serão transmitidas todos os dias, a partir das 12h15, pelo perfil do OBSERVATÓRIO no Instagram, tratarão de temas: do Pilar 02 - Vias Seguras; Pilar 01 – Gestão de Segurança no Trânsito; Pilar 06 – Normatização e Fiscalização; Pilar 04 – Educação para o Trânsito.

 “A gente tem uma necessidade de implementação do Pnatrans, que é o nosso grande plano de segurança no trânsito brasileiro, que tem metas para serem cumpridas, e uma das formas do OBSERVATÓRIO contribuir com essa implementação, é ajudar a capacitar as pessoas que vão efetivamente trabalhar com esse plano, fazer cumprir e ajudar o Brasil a atingir sua meta”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.

O OBSERVATÓRIO preparou o curso Transformando Cidades: Implementando o Pnatrans, estruturado em quatro módulos, com 480 horas de duração, destinado não só para gestores e pessoas com curso superior, mas toda e qualquer pessoa que trabalhe com trânsito. Para saber mais, acompanhe as lives e informações em nossas redes sociais.

Nádia Sudário, instrutora do Pilar 02: Vias Seguras, fez uma breve explicação sobre o seu módulo “a via segura tem essa conceituação das chamadas ruas completas. Que de fato podem, por exemplo, integrar ciclovias, calçadas com no mínimo uma faixa de livre circulação de um metro e meio, a norma fala de um metro e vinte, mas já tem município adotando faixas de um metro e meio de largura nessa faixa de livre circulação. Ou seja, ordenando esse espaço, falando só de calçada. Porque hoje, é possível por exemplo, nos planos de mobilidade, ou nos planos diretores, a gente estabelecer questões mais técnicas para direcionamento de vias e calçadas, pensando justamente nessa segurança viária e ao mesmo tempo na acessibilidade e uma fluidez consciente”, argumentou.

Confira a programação completa e os dias das lives:

- 03/10 – Pilar 02: Vias Seguras, Nádia Sudário – Assista aqui!

- 04/10 – Pilar 01: Gestão de Segurança no Trânsito, Arthur Abreu - Assista aqui!

- 05/10 – Pilar 06: Normatização e Fiscalização, com Morgana Garibaldi - Assista aqui!

- 06/10 – Pilar 04: Educação para o Trânsito, Rosely Fantoni - Assista aqui!

- 07/10 – Lançamento do curso - Assista aqui!

Não conseguiu assistir à live sobre o Pilar 02? Assista quando e onde quiser:

https://www.instagram.com/tv/CjQgR1WuXnE/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Acompanhe também as próximas: https://www.instagram.com/onsvoficial/

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.