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Trânsito no estado de São Paulo registra aumento de mortes após flexibilização

Escrito por Portal ONSV

27 OUT 2020 - 08H50

Mês de setembro registra recorde em óbitos relacionados a sinistros de trânsito; 461 mortes

Segundo os dados do Infosiga, banco de dados que reúne informações de sinistros de fontes como: Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária, após a flexibilização da quarentena, os óbitos no trânsito no estado de São Paulo registraram aumento. Jorge Tiago Bastos, chefe do departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária explicou a relação entre pandemia e queda de óbitos no trânsito ao colunista do UOL, Diogo Schelp.

Conforme o levantamento, no acumulado do ano até setembro, a redução de óbitos foi de 9,5%, comparado ao mesmo período de 2019. Entretanto, desde julho, as mortes de trânsito registram aumento a cada mês. Em setembro deste ano, o número foi apenas 1,9% menor que o mesmo mês do ano passado.

“A relação entre a redução nas mortes de trânsito e a pandemia pode ser confirmada pelos dados do fluxo de veículos leves e pesados nas rodovias de São Paulo”, comentou Tiago Bastos.

Ainda, segundo levantamento da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), o fluxo nas estradas caiu 47,9% em abril em comparação com o mesmo mês de 2019. Em maio, a diminuição foi de 36,8%, em junho, 22,3%, e, em julho, 20,4%.

Leia a matéria completa em:

https://noticias.uol.com.br/colunas/diogo-schelp/2020/10/24/mortes-no-transito-em-sp-tem-recorde-do-ano-em-setembro-apos-flexibilizacao.htm

Foto de Artyom Kulakov no Pexels

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O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

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