A clássica cena do cão de estimação com a cabeça ao vento, para fora do carro, pode ser encantadora, mas traz perigos para a segurança dele e do motorista. Com a finalidade de saber quais cuidados devem ser tomados durante o transporte de animais domésticos em veículos, oValia em Dia entrevistou o responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães. Confira a seguir.
Valia em Dia: Quais animais domésticos podem viajar em carros de passeio?
Paulo Guimarães: Todos, desde que sejam colocados em equipamentos de proteção adequados ao tamanho e à espécie. Cabe lembrar que nenhuma pessoa, animal ou objeto pode se deslocar “solto” dentro de um veículo. Adultos têm que estar sempre devidamente presos aos cintos de segurança; crianças, nos dispositivos adequados à idade (bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação); malas e objetos pesados, a exemplo de ferramentas, devem ser depositados no porta-malas; e volumes pequenos, mochilas e outros equipamentos, como computador, precisam ficar no assoalho do carro.
Valia em Dia: Como transportar esses animais em veículos?
Paulo Guimarães: Cada animal possui um mecanismo de proteção apropriado. O transporte de cães e gatos de pequeno porte são os mais comuns, mas também é possível carregar pássaros, hamsters e peixes em equipamentos seguros. Cães maiores podem ser levados dentro dos veículos, presos por cintos especiais. É importante pesquisar e sempre conduzi-los de forma segura. No Observatório Nacional de Segurança Viária, há um vídeo explicativo sobre esse assunto. O link para acesso é o: https://www.onsv.org.br/ver/transporte-de-animais.
Valia em Dia: O transporte inadequado desses animais acarreta quais riscos?
Paulo Guimarães: O risco é o mesmo para uma pessoa sem cinto de segurança. Caso haja alguma colisão ou acidente, todos podem se machucar. Zelar pela vida de quem transportamos, a nossa e a de outros motoristas é responsabilidade de todos nós e isso implica em carregar um animal protegido com os equipamentos adequados. Podemos e devemos fazer mais por um trânsito seguro.
Valia em Dia: De que modo essa questão é abordada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?
Paulo Guimarães: Em vários momentos da legislação, o CTB cita a distração do motorista ao volante. Os artigos 28 e 169 são semelhantes e apontam que o condutor deverá ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Quem descumprir isso perde três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e é penalizado com multa. O artigo 235 afirma que conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo – salvo nas situações devidamente autorizadas – é uma infração grave e gera a perda de cinco pontos na CNH. Os violadores também são multados e têm o veículo para transbordo retido. Já o inciso II, do artigo 252 do CTB, prevê multa caso o motorista transporte pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. O valor cobrado é R$ 86,13 e o transgressor receberá menos quatro pontos na CNH.
Valia em Dia: Há outras dicas para o transporte desses animais?
Paulo Guimarães: Observe se o animal está confortável utilizando o equipamento, pois ele próprio dá demonstrações disso. Acostumar o bicho desde pequeno aos artigos de proteção dentro veículo facilita a convivência, principalmente durante as viagens. Se o percurso for muito longo, leve água e pouca comida. Não o alimente em excesso antes de pegar a estrada. E, caso necessário, consulte um veterinário com antecedência.
Fonte: Valia em dia
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.