O programa Conexões, da TV UFG - emissora de televisão educativa e cultural de concessão da Fundação RTVE, instituição de apoio à Universidade Federal de Goiás na área de radiodifusão, comunicação, educação e cultura -, abordou o tema violência no trânsito e teve como entrevistados a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e representante do Movimento Maio Amarelo em Goiás, Jocasta Oliveira e Pablyne Melo, da Educação no Trânsito Detran/GO.
Apresentado por Kamyla Maia, o debate abordou a questão da violência no trânsito como um reflexo da nossa sociedade. Questionada sobre esse quesito, a Observadora Certificada argumentou que a prática da cultura influencia o nosso comportamento no trânsito.
“Hoje em dia, a gente não tem critério de aplicação de educação no trânsito em nenhum lugar, nem na Faculdade de Direito hoje, estuda-se Legislação de Trânsito, não é uma matéria cobrada no exame da Ordem, então assim, ela é uma aplicação que pelo Direito a gente trata de forma indireta.” Jocasta complementou, “Então, quando a gente fala de cultura, a cultura vem enraizada, de dentro da formação de cada família e no geral, se a gente levar em consideração como era há quinze, vinte anos, não muito longe, o uso do cinto de segurança nem era obrigatório”, argumentou.
A Observadora Certificada também comentou que o índice de mortalidade infantil é maior em sinistros de trânsito e que a faixa etária entre 18 e 45 anos é uma das mais afetadas, pela questão de que muitas vezes as pessoas não têm consciência da importância de seus atos no trânsito.
Questionada sobre o papel da educação para o trânsito para a redução de mortes e lesões nas vias, ruas e rodovias, Jocasta lembrou que quando se fala de trânsito, não observa-se apenas o condutor, mas o pedestre, o ciclista e a criança também integram o trânsito.
Para a Observadora Certificada, “No geral, todos nós somos o trânsito e, todos nós, temos direitos e obrigações a serem cumpridas. Desde atravessar uma rua olhando o celular, não respeitar a faixa de pedestre, não respeitar o sinal. Então assim, quando a gente fala de educação para o trânsito a gente fala de um todo, ou seja, somos todos nós. Dentro do núcleo familiar, desde o nosso pet que precisa ser transportado da forma adequada até o idoso que precisa respeitar os limites da idade e a condição dele de segurança no trânsito”, ressaltou.
Assista ao programa completo, em:
[vc_video link="https://youtu.be/b1-QyxAFehk"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.