Os cuidados para a realização de ultrapassagem segura é o tema desta semana do quadro Momento Segurança no Trânsito. As ultrapassagens são manobras de risco e causa de um grande número de acidentes. Envolvem aumento de velocidade e mudança de faixa, além de exigirem cuidados com os outros veículos, os pedestres e os ciclistas.
Para colaborar com a segurança na realização de ultrapassagem, o Momento Segurança no Trânsito dá algumas recomendações. A primeira delas é a de que o condutor deve, primeiramente, verificar se o local é adequado, redobrando a atenção em pistas de mão dupla. Deve também observar se a sinalização permite a manobra, caso contrário não deve realizá-la. Se a sinalização não permitir ultrapassem pode significar que a pista tem aclives que dificultam a aceleração, fluxo de pedestres ou de ciclistas e, ainda, que a visibilidade é prejudicada.
Outra recomendação tem ligação direta com as condições do clima, que deve ser verificada com atenção. Sendo assim, em dias de neblina ou chuva, evite porque, além da visibilidade prejudicada, a pista pode estar escorregadia.
Caso não existam riscos para que ocorra com segurança, ela pode ser feita, mas sua intenção deve ser demonstrada aos outros condutores por meio da sinalização com as setas, com o braço, ou, ainda, com leves toques na buzina e piscar de luzes. Ainda assim, nunca realize a manobra sem verificar pelo retrovisor se o veículo que vem atrás tem a intenção de ultrapassá-lo. Somente então mude de faixa, acelere e ultrapasse, voltando à faixa de origem somente quando puder enxergar, pelo retrovisor, toda dianteira do veículo ultrapassado.
Procure realizar a ultrapassagem no menor tempo possível, guardando distância lateral do veículo ultrapassado. Se iniciar uma ultrapassagem e concluir que não é seguro, desacelere, volte para o local onde estava e aguarde o momento mais adequado para realizar a manobra. O quadro lembra também que ultrapassar fila de veículos ou pela direita são infrações e, mais que isso, manobras arriscadas. Portanto, só ultrapasse quando for necessário, mesmo conhecendo as dicas de segurança.
Produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT, o Momento Segurança no Trânsito é distribuído gratuitamente a todos os interessados em difundir educação e conscientização voltadas a um trânsito mais seguro e, consequentemente, com menos acidentes, mortes e feridos graves.
Para isso o OBSERVATÓRIO disponibiliza gratuitamente os vídeos para os interessados em sua divulgação. Quem quiser recebê-los deve encaminhar solicitação para o email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.