Matérias

Ultrapassagens seguras: ONSV dá dicas sobre como realizá-las

Escrito por Portal ONSV

04 OUT 2016 - 10H36

Os cuidados para a realização de ultrapassagem segura é o tema desta semana do quadro Momento Segurança no Trânsito. As ultrapassagens são manobras de risco e causa de um grande número de acidentes. Envolvem aumento de velocidade e mudança de faixa, além de exigirem cuidados com os outros veículos, os pedestres e os ciclistas.

Para colaborar com a segurança na realização de ultrapassagem, o Momento Segurança no Trânsito dá algumas recomendações. A primeira delas é a de que o condutor deve, primeiramente, verificar se o local é adequado, redobrando a atenção em pistas de mão dupla. Deve também observar se a sinalização permite a manobra, caso contrário não deve realizá-la. Se a sinalização não permitir ultrapassem pode significar que a pista tem aclives que dificultam a aceleração, fluxo de pedestres ou de ciclistas e, ainda, que a visibilidade é prejudicada.

Outra recomendação tem ligação direta com as condições do clima, que deve ser verificada com atenção. Sendo assim, em dias de neblina ou chuva, evite porque, além da visibilidade prejudicada, a pista pode estar escorregadia.

Caso não existam riscos para que ocorra com segurança, ela pode ser feita, mas sua intenção deve ser demonstrada aos outros condutores por meio da sinalização com as setas, com o braço, ou, ainda, com leves toques na buzina e piscar de luzes. Ainda assim, nunca realize a manobra sem verificar pelo retrovisor se o veículo que vem atrás tem a intenção de ultrapassá-lo. Somente então mude de faixa, acelere e ultrapasse, voltando à faixa de origem somente quando puder enxergar, pelo retrovisor, toda dianteira do veículo ultrapassado.

Procure realizar a ultrapassagem no menor tempo possível, guardando distância lateral do veículo ultrapassado. Se iniciar uma ultrapassagem e concluir que não é seguro, desacelere, volte para o local onde estava e aguarde o momento mais adequado para realizar a manobra. O quadro lembra também que ultrapassar fila de veículos ou pela direita são infrações e, mais que isso, manobras arriscadas. Portanto, só ultrapasse quando for necessário, mesmo conhecendo as dicas de segurança.

Produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT, o Momento Segurança no Trânsito é distribuído gratuitamente a todos os interessados em difundir educação e conscientização voltadas a um trânsito mais seguro e, consequentemente, com menos acidentes, mortes e feridos graves.

Para isso o OBSERVATÓRIO disponibiliza gratuitamente os vídeos para os interessados em sua divulgação. Quem quiser recebê-los deve encaminhar solicitação para o email  onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.