Homens de 20 a 29 anos são os que mais se envolvem em acidentes de trajeto casa-trabalho-casa no estado do Paraná
Matéria do Bom Dia Paraná da RPC Curitiba, emissora afiliada à TV Globo no Paraná, da última sexta-feira (18), destacou os dados da pesquisa realizada no estado do Paraná, com o objetivo de identificar os maiores desafios à segurança viária laboral, a fim de propor soluções ao cenário. O professor no Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, foi consultado pela reportagem.
Essa pesquisa foi conduzida com gestores de 215 empresas (64% delas de médio ou grande porte e 35% micro ou pequenas), localizada em 60 municípios do estado do Paraná e identificou a faixa etária dos trabalhadores mais afetados pelos acidentes de trajeto e as ocupações mais atingidas por esse tipo de ocorrência, dentro do estado do Paraná. Homens de 20 a 29 anos são os que mais se envolvem em acidentes de trajeto. Quanto maior o tempo de deslocamento, maior o risco e os ônibus, são os veículos mais seguros.
O professor Jorge Tiago Bastos, foi entrevistado pela reportagem e destacou baixa taxa de envolvimento em acidentes de grandes empresas. “Esse é outro aspecto que nos chamou a atenção também, porque é justamente nas grandes empresas que a gente pode identificar uma taxa de envolvimento em acidentes cerca de 30% menor do que comparado às micro e pequenas empresas.”
Realizada em parceria entre Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná), CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, essa pesquisa é inédita no País e pode ser replicada em qualquer outro estado da federação, para entender o quanto esses acidentes afetam a produção das indústrias e custa a toda a sociedade.
“O que a gente pode perceber é que aqueles colaboradores que utilizam a motocicleta para se deslocar para o trabalho têm uma chance trinta vezes maior de se envolver em um acidente de trânsito no trajeto, do que se eles estivessem de ônibus, por exemplo”, encerrou o professor Jorge Tiago Bastos.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/10313591/
Observadores certificados realizam live sobre a Semana Nacional de Trânsito
Durante a tarde de hoje (03), os Observadores Certificados, Stefania Alvise e Alessandro Fróes, através do perfil "Rádio em Trânsito", na plataforma Instagram, realizaram uma live para comentar sobre algumas ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Itapira, no interior de São Paulo.
Observador Certificado participa de entrevista ao Balanço Geral Interior-RJ
Na última sexta-feira (27), o Observador Certificado e Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito de Macaé (RJ), Leandro Aracati, participou de uma entrevista ao Balanço Geral Interior RJ, da TV Record.
CEO do Observatório participa de entrevista ao Diário do Grande ABC
Na edição do dia 30 de setembro de 2024 do jornal "Diário do Grande ABC", que abrange as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no estado de São Paulo, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de uma entrevista sobre os números alarmantes de sinistros de trânsito na Região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.