Matérias

UM EM CADA CINCO ACIDENTES DE TRABALHO SÃO DURANTE O TRAJETO, INFORMA JORNAL BOM DIA PARANÁ

Escrito por Portal ONSV

24 FEV 2022 - 09H00

Homens de 20 a 29 anos são os que mais se envolvem em acidentes de trajeto casa-trabalho-casa no estado do Paraná

Matéria do Bom Dia Paraná da RPC Curitiba, emissora afiliada à TV Globo no Paraná, da última sexta-feira (18), destacou os dados da pesquisa realizada no estado do Paraná, com o objetivo de identificar os maiores desafios à segurança viária laboral, a fim de propor soluções ao cenário. O professor no Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenador do acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, foi consultado pela reportagem.

Essa pesquisa foi conduzida com gestores de 215 empresas (64% delas de médio ou grande porte e 35% micro ou pequenas), localizada em 60 municípios do estado do Paraná e identificou a faixa etária dos trabalhadores mais afetados pelos acidentes de trajeto e as ocupações mais atingidas por esse tipo de ocorrência, dentro do estado do Paraná. Homens de 20 a 29 anos são os que mais se envolvem em acidentes de trajeto. Quanto maior o tempo de deslocamento, maior o risco e os ônibus, são os veículos mais seguros.

O professor Jorge Tiago Bastos, foi entrevistado pela reportagem e destacou baixa taxa de envolvimento em acidentes de grandes empresas. “Esse é outro aspecto que nos chamou a atenção também, porque é justamente nas grandes empresas que a gente pode identificar uma taxa de envolvimento em acidentes cerca de 30% menor do que comparado às micro e pequenas empresas.”

Realizada em parceria entre Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná), CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes) e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, essa pesquisa é inédita no País e pode ser replicada em qualquer outro estado da federação, para entender o quanto esses acidentes afetam a produção das indústrias e custa a toda a sociedade.

“O que a gente pode perceber é que aqueles colaboradores que utilizam a motocicleta para se deslocar para o trabalho têm uma chance trinta vezes maior de se envolver em um acidente de trânsito no trajeto, do que se eles estivessem de ônibus, por exemplo”, encerrou o professor Jorge Tiago Bastos.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/10313591/

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto