Trafegar com segurança pelas vias vai além de atenção ao redor, respeito às regras de trânsito. Os cuidados com o veículo são parte importante da segurança no trânsito. E entre eles, dirigir um veículo balanceado pode garantir a não ocorrência de sobressaltos.
Simplificando, balanceamento é um procedimento para equilíbrio do conjunto roda/pneu/válvula ou câmara do veículo por meio de contrapesos de chumbo. Sua função é melhorar a estabilidade do veículo e, por consequência, sua dirigibilidade.
Ele, assim como o alinhamento, está diretamente ligado á suspensão do carro e, apesar de serem procedimentos bem diferentes, andam de mãos dadas, já que regulam trepidações que podem ocorrer na direção, evitando o desgaste irregular dos pneus e possíveis acidentes decorrentes.
É preciso balancear o veículo para que fique equilibrado e o motorista, acima de tudo, se sinta confortável com a direção. Quando os pneus sofrem colisões ou atritos muito fortes, ficam mais desgastados e, em sua maioria, mais desgastados em um dos lados.
Se o motorista sentir trepidações na carroceria, por exemplo, é possível que haja desbalanceamento das rodas traseiras. Se as trepidações forem sentidas na direção, há possível desbalanceamento das rodas dianteiras. Portanto, ambos os eixos são importantes.
O balanceamento direciona os pneus, quando tortos, para o ângulo correto. Esse procedimento pode ser feito de duas formas, usando o balanceador local (no próprio carro, sem retiraras rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do carro).
Existem alguns tipos de desbalanceamento. Um deles é o estático, desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é similar à causada por uma roda deformada ou fora de centro. O desequilíbrio estático tende a fazer a roda ‘pular’. Sua vibração é sentida em velocidades próximas a 60 km/h e aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.
O outro é o desbalanceamento dinâmico, que começa a ser sentido quando a rotação veicular entra na chamada ressonância; isto é, a partir dos 70/80 km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear para os lados.
– Vibrações no volante do veículo
– Desconforto para o motorista devido às trepidações
– Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade
– Dificuldade em manter o veículo na trajetória
– Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção
– Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular
– Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão do carro
– Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados
– Quando forem trocados por novos
– Quando for feito rodízio de pneus
– Quando o motorista sentir qualquer vibração estranha no volante
– Quando efetuar reparo na câmara de ar dos pneus
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
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