A primeira Agenda Positiva de 2016 aborda o tema mais popular neste período: as viagens de férias. Muita gente coloca o pé na estrada nos primeiros meses do ano; mas, antes de sair, é preciso fazer uma revisão antecipada e planejar a viagem para garantir a segurança de todos.
O tráfego intenso, comum neste período, exige muito mais atenção e cuidados. E para garantir uma viagem tranquila, todo condutor deve fazer uma revisão antecipada e completa do seu veículo. Verifique, antes de sair, itens como os pneus (pressão e desgastes), o nível do óleo (para checagem se está dentro da validade indicada pela quilometragem), o nível de água do radiador (é preciso lembrar que ambientes frios exigem que seja colocado o fluido anticongelante), freios, discos e pastilhas. Os condutores devem ficar atentos, ainda, às luzes do carro e ao funcionamento dos faróis, setas, luzes de ré, freios e lanterna e ao nível do combustível, para evitar panes secas.
Planeje seus trajetos e horários da viagem para evitar congestionamentos e outras condições adversas. Dirigir durante o dia é sempre a melhor opção, mesmo com chances maiores de enfrentar lentidões. Durante à noite, ficamos mais suscetíveis ao cansaço – ao nosso e ao dos outros motoristas! – e à falta de visibilidade.
Se enfrentar chuvas fortes, redobre o cuidado. Dirija devagar, com o farol baixo aceso e mantendo distância de segurança de outros veículos. Se houver alagamento, não prossiga. O risco de você perder o controle é grande e os custos posteriores para recuperar o carro podem ser altos. Pare em local seguro e espere a água baixar.
Não se esqueça que você está em férias, não abuse da pressa; evite o estresse, provocações e discussões ao volante. E, por fim, faça paradas para descansar e afastar o mau humor. Tenha, assim, uma excelente viagem com muita segurança.
Para baixar as peças gratuitamente, clique aqui.
Confira o Programa Observar - Viagem Segura:
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.