Matérias

Agenda Positiva: Viagem Segura

Escrito por Portal ONSV

17 DEZ 2015 - 13H57

Agenda Positiva 2016 começa com orientações para viagens mais seguras nas férias

A primeira Agenda Positiva de 2016 aborda o tema mais popular neste período: as viagens de férias. Muita gente coloca o pé na estrada nos primeiros meses do ano; mas, antes de sair, é preciso fazer uma revisão antecipada e planejar a viagem para garantir a segurança de todos.

O tráfego intenso, comum neste período, exige muito mais atenção e cuidados. E para garantir uma viagem tranquila, todo condutor deve fazer uma revisão antecipada e completa do seu veículo. Verifique, antes de sair, itens como os pneus (pressão e desgastes), o nível do óleo (para checagem se está dentro da validade indicada pela quilometragem), o nível de água do radiador (é preciso lembrar que ambientes frios exigem que seja colocado o fluido anticongelante), freios, discos e pastilhas. Os condutores devem ficar atentos, ainda, às luzes do carro e ao  funcionamento dos faróis, setas, luzes de ré, freios e lanterna e ao nível do combustível, para evitar panes secas.

Planeje seus trajetos e horários da viagem para evitar congestionamentos e outras condições adversas. Dirigir durante o dia é sempre a melhor opção, mesmo com chances maiores de enfrentar lentidões. Durante à noite, ficamos mais suscetíveis ao cansaço – ao nosso e ao dos outros motoristas! – e à falta de visibilidade.

Se enfrentar chuvas fortes, redobre o cuidado. Dirija devagar, com o farol baixo aceso e mantendo distância de segurança de outros veículos. Se houver alagamento, não prossiga. O risco de você perder o controle é grande e os custos posteriores para recuperar o carro podem ser altos. Pare em local seguro e espere a água baixar.

Não se esqueça que você está em férias, não abuse da pressa; evite o estresse, provocações e discussões ao volante. E, por fim, faça paradas para descansar e afastar o mau humor. Tenha, assim, uma excelente viagem com muita segurança.

Para baixar as peças gratuitamente, clique aqui.

Confira o Programa Observar - Viagem Segura:

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.