Matérias

Videoconferência do Detran/RO para traçar estratégias sobre campanha do Movimento Maio Amarelo 2021 tem participação do OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

01 MAR 2021 - 11H50

O Governo do Rondônia, por meio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) promoveu na última quarta-feira (24), uma videoconferência com a participação do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, e cerca de 70 pessoas de várias instituições e empresas da iniciativa privada para planejar estratégias sobre as ações do Movimento Maio Amarelo 2021, que tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO falou que a principal causa de mortes de pessoas de zero a 16 anos são causadas por sinistros de trânsito e reforçou a importância da educação no trânsito para crianças. “Temos que levar educação de trânsito para as crianças”.

O diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga fez a abertura da videoconferência e ressaltou a importância de todos os órgãos trabalharem engajados na Campanha Maio Amarelo objetivando a redução de acidentes e mortes no trânsito em Rondônia.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudia Roberta Stochi, explicou que a videoconferência teve como finalidade firmar parceria com empresas da iniciativa privada e instituições governamentais para trabalharem juntos, as ações do Maio Amarelo em Rondônia. Com a pandemia da Covid-19, onde não se pode aglomerar, a sugestão é investir no visual dos prédios das empresas e instituições com laços e luzes amarelas, cor que simboliza a Campanha.

O Movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária com base em uma Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a Resolução foi publicada.

REDUÇÃO DE MORTE NO TRÂNSITO

O índice de mortes causadas por sinistros de trânsito em Rondônia houve uma redução de 4,06% em 2019, se comparado aos dados de 2018, que registrou 394 óbitos contra 378 em 2019. Os dados são da DFT (Diretoria Técnica de Fiscalização) e da Coordenadoria de Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito), do Detran de Rondônia. Entretanto, os motociclistas são as maiores vítimas com mais de 50% dos óbitos, se relacionado ao número de mortes envolvendo condutores de carro, ciclistas e pedestres.

O índice de mortos no trânsito por grupo de habitantes no Brasil, conforme prevê a meta do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), criado pela Lei n. 13.614/18 é de 4,52 % e o índice do Estado de Rondônia é de 3,72%, bem abaixo do índice nacional, resultado do trabalho educativo e repressivo que o Detran Rondônia juntamente com outros órgãos ligados ao setor promove no estado.

Leia a matéria completa em: https://www.rondoniadinamica.com/noticias/2021/02/por-meio-de-videoconferencia-equipe-do-detran-discute-estrategias-para-realizar-campanha-maio-amarelo,97411.shtml

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.