Fazendo parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, começa amanhã na cidade de São Paulo a Virada da Mobilidade, organizada pelas entidades Caronetas, Virada Sustentável, Velimobi, Sampapé, Editora Abril, WRI Brasil, Instituto Saúde e Sustentabilidade entre outras. A intenção é provocar novas reflexões sobre a questão trânsito no dia-a-dia das cidades.
Esse ano, a Virada acontece de 17 a 23 de setembro, em paralelo com a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25/09). Quatro seminários estão previstos:
17/9 - Economia da Imobilidade Urbana - Auditório da Editora Abril, das 18h às 21h.
Entre os palestrantes: José Aurélio Ramalho, do Observatório Nacional de Segurança Viária, e Ailton Brasiliense, Presidente da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos
18/9 - Mobilidade Urbana: Saúde e Segurança - Semana Nacional do Trânsito
Palácio dos Bandeirantes, das 14h às 19h30.
O debate será mediado pelo jornalista Denis Russo Burgierman, diretor de redação das revistas Superinteressante, Bons Fluidos e Vida Simples, da Editora Abril.
19/9 - Mobilidade Corporativa & Cidades Sustentáveis - Auditório do Banco Santander, das 9h às 17h.
Dividido em duas partes, os debates terão mediação de Rachel Biderman e Laura Valente de Macedo (ambas do WRI - World Resources Institute) e de Matthew Shirts, coordenador editorial do Planeta Sustentável.
23/9 - Mobilidade Urbana e Qualidade do Ar - Câmara Municipal de São Paulo, das 18h às 21h.
Trata-se da apresentação da primeira pesquisa do Instituto Saúde e Sustentabilidade –“Avaliação do impacto da poluição atmosférica sob a visão de saúde no Estado de São Paulo” - que será feita pela diretora executiva do Instituto, Evangelina Vormittag.
Além disso, também está previsto no próximo sábado (dia 21/09) o Desafio Multimodal, com o intuito de explorar diferentes modos de percorrer a cidade por três usuários que partirão de parques de quatro zonas de São Paulo com destino ao Parque do Ibirapuera, utilizando, pelo menos, três diferentes meios de transporte. E o Concurso Cultural da Virada da Mobilidade,que já está acontecendo, premiará o autor que melhor completar a frase "Para mudar a situação de mobilidade da minha cidade, eu posso...".
Mais informações de todo o evento, no site da virada:
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.