Matérias

Webinar Frota Segura e Sustentável apresentou desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2020-30

Escrito por Portal ONSV

24 SET 2020 - 08H49

Aconteceu na última terça-feira (22), a webinar “Frota Segura e Sustentável”, dando sequência à série de webinars programadas para a Semana Nacional de Trânsito pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Esse projeto, alinhado ao “Rodovias que Perdoam” tem como objetivo reduzir o número de mortes e lesões no trânsito, como meta proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) para cumprir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2020-30.

“Hoje, nós estamos aqui para falar de frota segura e sustentável. Segura é de veículos que tenham condições de andar com segurança, não ferir e não matar. Então, se eu tiver rodovias que perdoam, motoristas preparados adequadamente com uma boa formação do condutor e veículos com manutenção adequada, o cenário estará muito adequado para a redução de acidentes”, afirma José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.

O mediador, Zeca Chaves, jornalista e integrante do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO fez uma breve introdução sobre o tema apresentado: “Acho importante quando se fala de trânsito seguro e sustentável lembrar que isso está focado em três princípios básicos: garantir que os veículos cheguem ao mercado seguros e sustentáveis, portanto, no momento em que são novos, quando saem das lojas, garantir que eles se mantenham assim, ao longo da sua vida e terceiro, garantir que a sua saída do mercado também seja segura e sustentável”.

Segundo o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes, a atenção ao trânsito e a manutenção veicular é uma questão fundamental para a sociedade. “É um trabalho que é de todo mundo e a gente tem que fazer isso porque tem um custo social e econômico muito alto para o país”.

Durante a transmissão, Elias Mufarej, diretor do Sindipeças Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para veículos Automotores), lembrou sobre as dificuldades em desenvolver um planejamento adequado à frota mais antiga, que circula nas cidades.

“Estamos nessa encruzilhada de uma frota muito velha, muito antiquada, mas que por questões de sobrevivência, por questões sociais, esses motoristas precisam continuar circulando para ter a sua sobrevivência, é nesse momento que nós vamos precisar de uma fórmula em que atenda todas essas necessidades”.

Julio César Luchesi, presidente da ABCAR (Associações Brasileira de Reciclagem Automotiva), relatou a dificuldade em se reciclar a grande demanda de veículos que existem no país. “ Nós fazemos uma desmontagem de aproximadamente 250 mil veículos por ano. Se você imaginar que o Brasil produz entre 1 milhão e meio a 2 milhões de automóveis por ano, ainda existe um volume muito grande a ser reciclado”, diz.

O prof. Dr. Tiago Bastos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), explicou que tanto a melhoria, quanto a renovação da frota são questões que precisam de um processo de transição. “Não é do dia para a noite todos os veículos serem inspecionados, isso deve ter uma razão, essa inspeção deve priorizar o critério da segurança”.

A Abertura foi realizada pelo Estadão e, os convidados foram o prof. Dr. Tiago Bastos UFPR; o presidente da Anfavea, Luiz Carlos; o diretor do Sindipeças, Elias Mufarej; e o presidente da ABCAR, Julio César Luchesi.

Não conseguiu assistir?

Assista agora!

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_video link="https://youtu.be/D2BL1ELlCZs"][/vc_column][/vc_row]

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.