Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

Observador Certificado explica na Rádio Jornal Pernambuco impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas

Escrito por Portal ONSV

16 ABR 2024 - 14H25

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Ainda conforme a reportagem, a licitação das linhas de ônibus foi lançada ainda na gestão de Eduardo Campos e implementada parcialmente em 2014, mas foi engavetada um ano depois pelos custos estimados serem desproporcionais. Somente 25% da operação do sistema do Grande Recife foi licitada. Todo o restante segue com operadores permissionários, sem contrato jurídico de operação e dependendo basicamente da arrecadação tarifária.

“Há uma importância na necessidade de agilidade na licitação. Essa licitação não é só um monte de papelada das reuniões. Ela é a chave para dar uma repaginada no sistema de ônibus da cidade. Estamos falando de trazer melhorias reais para quem depende do busão para tudo. É tipo uma reforma urgente que não pode esperar. Cada dia sem essas mudanças é um dia a mais de sufoco para muita gente. Por isso, tratar essa licitação com urgência não é só uma questão de logística, é uma questão de respeito e compromisso com o bem-estar do povo. Melhorar o transporte é dar mais qualidade de vida para quem usa todos os dias para ir e voltar do trabalho, da escola, enfim para viver a vida”, argumentou Emanoel Silva.

A Rádio Jornal informou ainda que os novos prazos da licitação das linhas de ônibus foram apresentados pelo governo de Pernambuco ao Tribunal de Contas do Estado. No documento, o processo será finalizado e a nova rede de transportes entrará em operação na prática apenas no fim de 2025. Os contratos com os novos operadores seriam assinados apenas em julho do próximo ano, com o início da transição operacional prevista para o mês de outubro.

O Observador Certificado Emanoel Silva falou como isso prejudica quem depende do transporte público. “Um impacto causado é o adiamento para os usuários do transporte público. Sabe, esse adiamento é como ficar esperando um ônibus que nunca chega. Para os recifenses que contam com o transporte público todos os dias, significa mais tempo aguentando os mesmos problemas. Ônibus que mais parecem latas de sardinha, atrasos que desandam a rotina e um conforto que é bem escasso. É uma situação que mexe diretamente na vida do povo, porque um transporte de qualidade faz toda a diferença no dia a dia.”

Ouça a entrevista completa!

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem/Divulgação.

Cerca_de_500_radares_nao_funcionam_na_capital_do_estado_de_sao_paulo
Entrevista

Cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo

O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.