Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

Observador Certificado explica na Rádio Jornal Pernambuco impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas

Escrito por Portal ONSV

16 ABR 2024 - 14H25

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Ainda conforme a reportagem, a licitação das linhas de ônibus foi lançada ainda na gestão de Eduardo Campos e implementada parcialmente em 2014, mas foi engavetada um ano depois pelos custos estimados serem desproporcionais. Somente 25% da operação do sistema do Grande Recife foi licitada. Todo o restante segue com operadores permissionários, sem contrato jurídico de operação e dependendo basicamente da arrecadação tarifária.

“Há uma importância na necessidade de agilidade na licitação. Essa licitação não é só um monte de papelada das reuniões. Ela é a chave para dar uma repaginada no sistema de ônibus da cidade. Estamos falando de trazer melhorias reais para quem depende do busão para tudo. É tipo uma reforma urgente que não pode esperar. Cada dia sem essas mudanças é um dia a mais de sufoco para muita gente. Por isso, tratar essa licitação com urgência não é só uma questão de logística, é uma questão de respeito e compromisso com o bem-estar do povo. Melhorar o transporte é dar mais qualidade de vida para quem usa todos os dias para ir e voltar do trabalho, da escola, enfim para viver a vida”, argumentou Emanoel Silva.

A Rádio Jornal informou ainda que os novos prazos da licitação das linhas de ônibus foram apresentados pelo governo de Pernambuco ao Tribunal de Contas do Estado. No documento, o processo será finalizado e a nova rede de transportes entrará em operação na prática apenas no fim de 2025. Os contratos com os novos operadores seriam assinados apenas em julho do próximo ano, com o início da transição operacional prevista para o mês de outubro.

O Observador Certificado Emanoel Silva falou como isso prejudica quem depende do transporte público. “Um impacto causado é o adiamento para os usuários do transporte público. Sabe, esse adiamento é como ficar esperando um ônibus que nunca chega. Para os recifenses que contam com o transporte público todos os dias, significa mais tempo aguentando os mesmos problemas. Ônibus que mais parecem latas de sardinha, atrasos que desandam a rotina e um conforto que é bem escasso. É uma situação que mexe diretamente na vida do povo, porque um transporte de qualidade faz toda a diferença no dia a dia.”

Ouça a entrevista completa!

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem/Divulgação.

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.