Observadores Certificados

CAMPINAS/SP REGISTRA MÉDIA DE 4 OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO COM MORTES OU LESÕES POR DIA

Escrito por Portal ONSV

31 JUL 2023 - 09H24

O portal G1, do grupo Globo, apurou que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou, no primeiro semestre deste ano, 842 casos de homicídio ou lesão corporal culposos por ocorrências de trânsito, em média, a metrópole teve cerca de quatro sinistros por dia de janeiro a junho. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública) e foram atualizados na última terça-feira (25). O Observador Certificado Marcos Oriqui explicou esse aumento à reportagem.

Qual a diferença entre homicídio e lesão corporal culposos? O termo "culposo" é usado quando não há intenção. No caso do homicídio, significa que houve mortes. Já a lesão corporal quer dizer que houve apenas feridos, sem mortos. O dado vem à tona depois que, no sábado (22), um “rolezinho” de motos terminou em uma ocorrência de trânsito com três mortos e 27 feridos na Rodovia Santos Dumont (SP-075), em Campinas. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio e lesão corporal culposos na direção de veículo.

No primeiro semestre de 2022, a SSP contabilizou 578 casos de lesão corporal e 44 de homicídio culposos por sinistros de trânsito, o que totaliza 622. Já no mesmo período de 2023, foram 786 lesões corporais e 56 homicídios, com total de 842, o aumento chega a 35,3%.

O especialista em trânsito e o Observador Certificado Marcos Oriqui creditou o aumento a uma falta de credibilidade dos órgãos fiscalizadores e aqueles que punem. “Me parece claro que estamos em uma tendência de alta dos sinistros. Um trânsito seguro depende, dentre outras coisas, de um sistema de controle (fiscalização e penalidades) eficiente e respeitável. Porém, não temos tido bons exemplos de quem deveria dá-los.”

Marcos Oriqui também complementou que, “Tanto a fiscalização como o Judiciário parecem perder credibilidade a cada dia, e isso não tem ajudado. Me parece que essa percepção de afrouxamento das regras passa à população uma sensação maior, e perigosíssima, de impunidade.”

Relacionado ao “rolezinho de motos”, Marcos Oriqui destacou. “Pelas imagens, sem saber a velocidade que eles estavam, me parece muito mais vacilo e inexperiência do condutor da 1ª moto que engavetou e desencadeou um "strike", do que uma atitude deliberada para causar o evento. Neste segundo caso, estaria caracterizado um crime de trânsito culposo, por imprudência (desrespeito das regras por opção), mas sem a intenção de matar.

Leia a matéria completa: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/07/25/campinas-tem-em-media-4-mortos-ou-feridos-por-dia-em-acidentes-de-transito-diz-ssp.ghtml

Foto: Reprodução/EPTV

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.