Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.
A Rede Urbanidade é uma iniciativa do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios), por intermédio da Prourb (Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística), em parceria com a sociedade civil organizada, que tem por objetivo geral promover a mobilidade sustentável e o transporte coletivo no Distrito Federal. O Observador Certificado Samuel Morgan é membro oficial da rede, designado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e representa a instituição na Rede.
O plano de transporte urbano é uma exigência do Estatuto da Cidade para municípios com mais de 500 mil habitantes. A exemplo do que fez em relação à revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), em andamento, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) instaurou procedimento administrativo para acompanhar a revisão do PDTU no Distrito Federal. O objetivo principal é assegurar a efetiva participação da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização do novo plano.
O processo será conduzido pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão realizadas pesquisas de origem e destino e do fluxo e da satisfação no transporte coletivo, com avaliação das infraestruturas para modo ativo, coletivo e de circulação viária. A previsão é que a entrega dos resultados dessas pesquisas ocorra em julho.
A carta aberta é assinada por dez entidades: Andar a Pé, Brasília para Pessoas, Rodas da Paz, Movimento Nacional Pelo Direito ao Transporte, CicloviaAtiva, Bike Anjo, Rede Cidadã de Taguatinga, Associação dos Moradores das 700 Sul, OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal. Clique aqui para ler o documento.
Leia a matéria completa: https://www.mpdft.mp.br/portal/index.php/comunicacao-menu/sala-de-imprensa/noticias/noticias-2024/15725-mobilidade-prourb-acompanha-revisao-do-plano-diretor-de-transporte-urbano
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: