Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Assinada por dez entidades, entre elas o OBSERVATÓRIO, foi entregue durante lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU

16 ABR 2024 - 10H38

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

A Rede Urbanidade é uma iniciativa do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios), por intermédio da Prourb (Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística), em parceria com a sociedade civil organizada, que tem por objetivo geral promover a mobilidade sustentável e o transporte coletivo no Distrito Federal. O Observador Certificado Samuel Morgan é membro oficial da rede, designado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e representa a instituição na Rede.

O plano de transporte urbano é uma exigência do Estatuto da Cidade para municípios com mais de 500 mil habitantes. A exemplo do que fez em relação à revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), em andamento, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) instaurou procedimento administrativo para acompanhar a revisão do PDTU no Distrito Federal. O objetivo principal é assegurar a efetiva participação da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização do novo plano.

O processo será conduzido pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão realizadas pesquisas de origem e destino e do fluxo e da satisfação no transporte coletivo, com avaliação das infraestruturas para modo ativo, coletivo e de circulação viária. A previsão é que a entrega dos resultados dessas pesquisas ocorra em julho.

A carta aberta é assinada por dez entidades: Andar a Pé, Brasília para Pessoas, Rodas da Paz, Movimento Nacional Pelo Direito ao Transporte, CicloviaAtiva, Bike Anjo, Rede Cidadã de Taguatinga, Associação dos Moradores das 700 Sul, OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal. Clique aqui para ler o documento.

Leia a matéria completa: https://www.mpdft.mp.br/portal/index.php/comunicacao-menu/sala-de-imprensa/noticias/noticias-2024/15725-mobilidade-prourb-acompanha-revisao-do-plano-diretor-de-transporte-urbano

CCRSPVias_reforca_acoes_de_conscientizacao_durante_maio_amarelo

CCR SPVias reforça ações de conscientização sobre trânsito seguro neste Maio Amarelo

Como parte da programação da CCR Rodovias neste Maio Amarelo – mês dedicado à conscientização sobre a importância da redução dos sinistros de trânsito, a CCR SPVias, responsável pela administração das principais rodovias do Sudoeste Paulista, realizará ao longo deste mês, diversas ações com o objetivo de sensibilizar os públicos que utilizam as rodovias, como motoristas, motociclistas, pedestres, caminhoneiros, sobre a importância da adoção do comportamento seguro.

Observador_certificado_apresenta_maio_amarelo_na_rede_minas_tv

Observador Certificado apresenta o Maio Amarelo na Rede Minas TV

O programa Brasil das Gerais, da Rede Minas TV – rede de TV pública sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, apresentou aos seus telespectadores a campanha do Movimento Maio Amarelo, que desde 2014 busca conscientizar a população de mais de 30 países sobre as mortes no trânsito. O Observador Certificado Ronaro Ferreira representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na edição da quinta-feira (09), falando sobre o tema e os principais fatores para o aumento dos sinistros de trânsito.

Grande_Sao_Paulo_registra_serie_de_sinistros_de_transito_com_vitimas

Grande São Paulo registra série de sinistros de trânsito com vítimas fatais

A CBN São Paulo alertou na última segunda-feira (13), para a série de sinistros de trânsito com vítimas fatais registrados na Grande São Paulo, desde sexta-feira (10). Para explicar sobre como reduzir as mortes e conscientizar as pessoas, a reportagem consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges.

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados