Observadores Certificados

MOTOCICLISTAS FORAM MAIORIA NAS MORTES NO TRÂNSITO EM 2023, EM CORUMBÁ/MS

Observador Certificado fala sobre possíveis causas dessas ocorrências que registraram queda de 40% em 2023, comparadas ao ano anterior

Escrito por Portal ONSV

18 JAN 2024 - 09H56

O jornal Diário Corumbaense destacou em reportagem da última segunda-feira (15), que a maioria dos sinistros de trânsito fatais registrados em 2023 envolveram motociclistas ou passageiros de moto na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O especialista em Psicologia do Trânsito, assessor-executivo da Agetrat e Observador Certificado, Jeferson Braga, foi procurado pela reportagem para falar sobre as possíveis causas dessas ocorrências.

Segundo os dados compilados pela Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) de Corumbá, o município registrou queda de 40% no número de mortes no trânsito em 2023, comparado ao ano de 2022.

Os dados destacaram que seis pessoas morreram em sinistros de trânsito na cidade, sendo três mulheres e três homens. Boa parte foi em ocorrências envolvendo motocicletas. Em 2022, foram 10 vítimas fatais. Neste início de 2024, o município já registrou uma morte.

Em contrapartida, segundo o levantamento, o número de vítimas atendidas com escoriações, fraturas e outras lesões aumentou nesse mesmo período. Em média, 115 pessoas foram atendidas no pronto-socorro municipal e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por mês, em 2022. Já em 2023, a média aumentou para 133 pessoas atendidas mensalmente após sinistros de trânsito.

O especialista em Psicologia do Trânsito, assessor-executivo da Agetrat e Observador Certificado, Jeferson Braga, disse que as ocorrências têm relação com a sensação de “poder” frente ao volante de alguns motoristas.

“A pessoa, muitas vezes, muda seu comportamento ao assumir a direção do veículo, a ‘sensação de poder’ faz com que o condutor perca a noção de segurança. Esse fator aliado à crescente quantidade da frota tem gerado um aumento no número de sinistros de trânsito. Os equipamentos de sinalização voltados à redução da velocidade e controle de tráfego são importantes para uma diminuição de acidentes graves e fatais”, explicou Braga.

Leia a matéria completa: https://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=142779

Foto: Agetrat/Divulgação.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.