Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO APRESENTA PROJETO DE INOVAÇÃO PARA SEGURANÇA DE CICLISTAS NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Ciclismo mais seguro e confortável, aproximando usuários e poder público

Escrito por Portal ONSV

27 OUT 2023 - 11H31 (Atualizada em 27 OUT 2023 - 11H55)

Na última quinta-feira (26), durante o evento de apresentação de trabalhos acadêmicos e projetos, do II Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, realizado em Brasília/DF, Rodrigo Cavalcante, físico, especialista em Engenharia de Tráfego, mestrando em Engenharia de Transportes, servidor público na área de Mobilidade Urbana e Segurança Viária e Observador Certificado, apresentou aos participantes do evento o projeto de inovação para segurança de ciclistas, MOB-AI.

Com o objetivo de segurança prioritária, o aplicativo visa promover o empreendedorismo ciclístico e a motivação ativa. Fazem parte do projeto: Thaís Silva, estudante; Renata Dimas, estudante de engenharia civil; Rosemeiry Leite, arquiteta e gestora ambiental; e Rodrigo Nunes, físico e especialista em engenharia de tráfego.

Conheça o aplicativo:

Vivemos um momento de grandes mudanças no modo de vida da sociedade atual, onde as formas de comunicação, de deslocamentos e os valores encontram grande apoio em prioridades diferentes, principalmente ao longo das últimas décadas.

Ao sair de casa e definirmos nosso destino encontramos diversas informações sobre possibilidades adequadas para o momento, integrando ou percorrendo trechos do percurso com diferentes modos de transporte. Nesse cenário encontramos cada vez mais presente a bicicleta, que tem ganhado atenção especial por parte do poder público em todos os tipos de cidades, inclusive grandes centros urbanos.

Nesse sentido procuramos através do desenvolvimento de um aplicativo trazer para o usuário da bike, possibilidades de obter informações que tragam maior segurança e conforto no seu uso, associado a melhor qualidade de vida, e qualidade ambiental uma vez que reduz a emissão de CO₂ — diferentemente dos veículos motorizados.

Buscamos com esse aplicativo uma maneira de aproximar o poder público das necessidades e desejos dos usuários, viabilizando a coleta de informações através do próprio ciclista, incentivando através de bônus seu interesse em alimentar o próprio app.

Entendemos dessa forma ser possível contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema de transporte das cidades, incentivando a troca de informações entre agentes públicos e usuários e viabilizando a sistematização de informações para todos que se interessarem.

O futuro da mobilidade urbana não está na bicicleta, no carro, no ônibus ou em qualquer modo de transporte, mas na integração entre eles, na mobilidade em que as diferentes opções se complementam, em uma rede de transporte integrada e eficiente. E é nessa direção que muitas cidades começam a caminhar.

Objetivo

O MOB-AI tem como principal objetivo incentivar a mobilidade sustentável por meio da bicicleta, proporcionando uma experiência abrangente e motivadora para os ciclistas urbanos. Utilizando tecnologia de ponta, como a inteligência artificial e dados em tempo real, o aplicativo busca:

Motivar Ativamente:

• Introduzir elementos de gamificação, desafios sustentáveis e recompensas tangíveis para transformar cada trajeto de bicicleta em uma conquista significativa.

Assegurar a Segurança:

• Oferecer uma abordagem proativa para a segurança dos ciclistas, analisando rotas, identificando áreas de risco e colaborando com as autoridades para criar um ambiente urbano mais seguro.

Fomentar o Empreendedorismo Ciclístico:

• Incentivar o crescimento da economia local ao destacar empreendimentos voltados para ciclistas, como pontos de venda de alimentos e produtos, promovendo negócios sem a necessidade de lojas físicas.

Construir uma Comunidade Engajada:

• Criar uma comunidade vibrante de ciclistas por meio de funcionalidades sociais, conectando os usuários e promovendo a colaboração na inspeção de rotas, fortalecendo o sentimento de comunidade e segurança.

O MOB-AI não é apenas um aplicativo de navegação; é um catalisador para uma mudança positiva na cultura de mobilidade urbana, proporcionando benefícios ambientais, econômicos e sociais para os ciclistas e para a cidade como um todo.

À medida que concluímos esta fase inicial do projeto, refletimos sobre o impacto positivo que buscamos gerar na mobilidade urbana. A convergência de mentes criativas e habilidades especializadas dentro da nossa equipe promete um futuro vibrante para a iniciativa.

Nossa expectativa profissional é clara: almejamos não apenas desenvolver soluções inovadoras, mas também implementá-las com êxito no tecido urbano. Buscamos não apenas melhorar a experiência dos ciclistas, mas catalisar uma mudança tangível nas dinâmicas urbanas, promovendo uma cidade mais conectada, segura e sustentável.

Como equipe, comprometemo-nos a enfrentar os desafios que surgirão, aprendendo com cada obstáculo e refinando continuamente nossas abordagens. Buscamos parcerias estratégicas, colaborações e o envolvimento ativo da comunidade para garantir que nosso projeto não seja apenas uma ideia, mas uma realidade integrada à vida urbana.

Antecipamos com entusiasmo a jornada à frente, confiantes de que cada linha de código, cada pesquisa e cada inovação contribuirá para um avanço significativo na forma como nos deslocamos e interagimos em ambientes urbanos. Esta não é apenas uma missão técnica; é um compromisso apaixonado com cidades mais inteligentes, resilientes e centradas nas pessoas. Juntos, estamos pavimentando o caminho para uma mobilidade transformadora.


Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.