A reportagem do Balanço Geral, da Record TV, da última segunda-feira (21), apresentou o caso de um motociclista que teve a placa da sua motocicleta clonada por criminosos que utilizam em outros veículos para cometerem crimes. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, explicou à reportagem sobre como proceder, em caso de ter a placa do veículo clonada.
Conforme apurou a reportagem, um motociclista teve o celular furtado por um criminoso que também estava em uma motocicleta, na Marginal Tietê, na cidade de São Paulo. Durante a averiguação das imagens do roubo que circulam na internet, foi constatado que a placa da motocicleta em que o criminoso estava era clonada. A placa original, pertence à motocicleta de um advogado que não estava envolvido no crime, mas por causa da placa clonada em questão, está sendo confundido com o criminoso e recebendo ameaças.
A Observadora Certificada Mércia Gomes foi consultada pela reportagem do Balanço Geral e explicou como proceder em casos como esse, de clonagem de placas de veículos.
“Como essa vítima deve se socorrer? Primeiramente, boletim de ocorrência. Procure uma delegacia e efetua o boletim de ocorrência. Após o boletim de ocorrência, vai ser instaurado o inquérito e em regra, vai ser bloqueado o veículo”, explicou a Observadora Certificada.
Assista à reportagem completa: www.recordtv.r7.com/balanco-geral/videos/advogado-tem-placa-de-moto-clonada-e-e-confundido-com-criminoso-21082023
17 MIL MOTORISTAS MULTADOS NO DF PELO NÃO USO DA SETA EM 2023
O DF2, programa jornalístico da TV Globo Brasília, revelou na última segunda-feira (27), que de acordo com o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 17.903 multas pela falta de uso da seta pelos condutores do Distrito Federal. A doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde, Sanitarista e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre a necessidade de conscientizar a população pelo uso correto do equipamento de sinalização.
SAIU O RESULTADO DAS PRIMEIRAS ETAPAS DA 11ª TURMA DE OBSERVADORES CERTIFICADOS
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (29), o resultado das 4 primeiras etapas para o processo de certificação da 11ª turma de Observadores Certificados.
MAIS DE 1,5 MIL MOTORISTAS PERDEM A CNH NA PARAÍBA
O Detran-PB (Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba) informou na última quarta-feira (22), que 1.582 motoristas tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa em 2023 por acúmulo de pontuação em seus respectivos prontuários na Paraíba. Em comparação com 2022, o número corresponde a uma fatia de 69% do total de carteiras suspensas no ano passado – com 2.293 ocorrências. A coordenadora da Educação para o Trânsito da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) em Cabedelo e Observadora Certificada, Abimadabe Vieira, ressaltou em entrevista a importância da Educação para o Trânsito para reduzir esses índices.
Boleto