Com a conclusão do 10º processo seletivo de Observadores Certificados, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária contabiliza atualmente 536 profissionais que, em suas regiões de origem e áreas de atuação, promovem diversas ações de conscientização com o objetivo de construir um trânsito cada vez mais seguro em todo o Brasil e desde 2022, em Moçambique, no continente africano.
Conforme ressalta Ronaro Ferreira, coordenador nacional dos Observadores Certificados, “O Observatório se propõe a ser um catalisador dos processos de redução de mortes e lesões no trânsito. Além das ações adotadas em sua sede ou na interlocução com o governo federal em Brasília, o Observatório consegue provocar ou amplificar ações em quase todos os estados, através de sua rede de Observadores Certificados”.
Questionado sobre a efetividade e apoio dos Observadores Certificados em ações que possibilitem as boas práticas no trânsito, Ronaro destaca o empenho desses profissionais em âmbito nacional e internacional.
“Eles têm promovido reuniões não apenas com órgãos da administração pública, mas também com empresas, com ONGs e com universidades, contribuindo de forma efetiva para iniciar a organização de ações ou para potencializar seus resultados. Em 2023, isto aconteceu, literalmente, de Roraima até o Chuí e do Acre ao litoral do Nordeste. Além das ações promovidas em Moçambique, na África. Tivemos audiências públicas, sessões solenes, lives, campanhas educativas, mesas redondas, passeios ciclísticos, teatros, blitzes da Lei Seca, seminários, entrevistas, concursos. Se o Movimento Maio Amarelo chegou a mais de 460 cidades, e mais de 27 países, uma boa parte disto é fruto da ação direta da rede de Observadores Certificados”, frisou.
Novos Observadores Certificados
Entre os novos integrantes desse seleto grupo de profissionais, destacamos a participação de integrantes do Mato Grosso do Sul e outro, do estado do Espírito Santo.
Representando a cidade de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, o servidor Jeferson Braga é Guarda Municipal e exerce suas funções na Agência Municipal de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Corumbá, o profissional é graduado em Gestão do Trânsito, pós-graduado em Psicologia do Trânsito e Instrutor de Trânsito formado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
Outro integrante dessa turma, pertence ao Batalhão de Polícia de Trânsito da PMES (Polícia Militar do Espírito Santo), o capitão Anthony Moraes Costa, chefe do setor de comunicação do BPTran.
No total, são 536 Observadores Certificados, em 26 estados – com exceção do Amapá -, presentes em 522 cidades brasileiras e em Moçambique, país localizado na África Oriental.
Prepare-se para integrar a próxima turma de Observadores Certificados!
Seja um(a) Observador(a) Certificado(a)
Acompanhe nossos canais para se inscrever no processo seletivo da turma 11. Mais informações nas próximas semanas!
Confira abaixo o mapa atualizado com a localização de todos os Observadores Certificados por estado e país.
Observador Certificado fala sobre a violência no trânsito do Rio de Janeiro à Rio TV Câmara
O Observador Certificado e especialista em gestão e direito de trânsito, Maicon de Paula, falou na última terça-feira (20) à Rio TV Câmara sobre a violência no trânsito do Rio de Janeiro.
Observador Certificado fala sobre o impacto do uso de celular no aumento das mortes no trânsito
O Observador Certificado e Presidente do CETRAN-SP, Dr. Frederico Pierotti, falou, nesta última terça-feira (06), ao Primeiro Impacto, do SBT. O assunto abordado foi o aumento de mortes no trânsito em 2024, no estado de São Paulo e a relação deste crescimento com o uso de álcool e celular ao volante.
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: