Observadores Certificados

OBSERVADORES CERTIFICADOS PARTICIPAM DE DEBATE NA RÁDIO E TV JUSTIÇA

Entre temas abordados estava a redução de velocidade no perímetro urbano para redução de sinistros envolvendo pedestres e ciclistas

Escrito por Portal ONSV

09 OUT 2023 - 16H05

O programa Justiça na Tarde, da Rádio e TV Justiça - canal de televisão do Judiciário Brasileiro e administrado pelo Supremo Tribunal Federal -, recebeu os Observadores Certificados Adriana Modesto, Doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde e Sanitarista; e Samuel Morgan, Conselheiro Titular do Contrandife (Conselho de Trânsito do Distrito Federal).

A conversa também contou com Vinícius André de Sousa, advogado criminalista, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo IDP, e Ana Júlia Pinheiro Rodrigues, Coordenadora de Comunicação da Rodas da Paz. Na ocasião, os debatedores também abordaram a discussão sobre a redução de velocidade no perímetro urbano e como essa possibilidade poderia ser a solução para evitar que ciclistas e pedestres sejam vítimas fáceis dos veículos que trafegam em alta velocidade.

Conforme reforçou a Observadora Certificada Adriana Modesto, “o Brasil é signatário de alguns pactos globais que direcionam medidas que em tese, deveríamos adotar, adequando-as à nossa realidade.

“Recentemente, o Pnatrans foi revisado e eu tive a oportunidade de contribuir no pilar de atendimento às vítimas, mas o que é importante destacar é que, você fazer parte e assinar, enquanto Estado, um roteiro de ações que possam reduzir os sinistros de trânsito, não é o suficiente porque a intenção precisa ser materializada na prática. Nós vivemos num país com dimensões continentais, com realidades distintas, então eu posso sinalizar para você a realidade local, a realidade. Por exemplo, da área metropolitana de Brasília e que ela pode ser diferente, por exemplo, se a gente considera o interior do Nordeste, onde a gente tem uma prevalência significativa do uso da motocicleta”, argumentou.

Questionado sobre os altos índices de ocorrências de trânsito registrados anualmente no Brasil e como as novas tecnologias podem contribuir para a redução, o Observador Certificado Samuel Morgan explicou que no trânsito existem vários fatores determinantes que envolvem também diversas áreas para a sua manutenção.

“Por isso que o trânsito chama tanto a atenção, porque como ele envolve vários setores da sociedade, para buscar soluções, você precisa de áreas técnicas trabalhando em conjunto. Senão uma só remando não é possível, não só as áreas técnicas, mas os setores da sociedade em conjunto, remando para o mesmo lado”, reforçou.

Durante o debate, foram também discutidas questões sobre mobilidade urbana sustentável, ativa, transporte público coletivo, entre outros temas relevantes.

Assista ao debate completo:


Maio_Amarelo_psicologia_do_transito_comportamento_seguro
Observadores Certificados

Maio Amarelo, Psicologia do Trânsito e comportamento seguro

Na última segunda-feira (13), a Psicóloga do Trânsito e Observadora Certificada, Fernanda Prado, participou do programa Auto Papo, apresentado por Ney Rodrigues, na Rádio Bella FM (98,7), localizada no município de Cláudio, em Minas Gerais. O programa teve como tema o Movimento Maio Amarelo, abordando a sua origem, a quem se destina, a sua aplicabilidade e a importância do tema escolhido este ano, “Paz no Trânsito começa por Você”. Na oportunidade, também foi apresentado o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e falou-se sobre a Psicologia do Trânsito.

Live_Maio_Amarelo_programa_educa_pocos_de_caldas_mg
Observadores Certificados

Professores de escolas integrantes do Programa Educa em Poços de Caldas/MG promovem live sobre o Maio Amarelo

Foi realizada no início do mês de maio, a live “Maio Amarelo: paz no trânsito começa por você”, promovida pelo Centro de Referência do Professor – Cerpro, de Poços de Caldas, Minas Gerais, e transmitida pelo YouTube. O evento contou com a participação da Pedagoga, Observadora Certificada e integrante da equipe de coordenação do Programa Educa, Stefania Alvise; da Supervisora Pedagógica da SME (Secretaria Municipal de Educação), Débora Rita da Silva; e da Agente de Trânsito, Rebecca Job.

Maio_Amarelo_na_tv_camara_taubate
Observadores Certificados

TV Câmara de Taubaté/SP apresenta Maio Amarelo em entrevista com Observador Certificado

O programa VC Entrevista, da TV Câmara de Taubaté, no interior de São Paulo, entrevistou o Coordenador da Escola de Trânsito de Taubaté e Observador Certificado, Alexandre Braga, para apresentar o Movimento Maio Amarelo e ações de conscientização e segurança para o trânsito que garantam o bem-estar da população.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.