O programa Justiça na Tarde, da Rádio e TV Justiça - canal de televisão do Judiciário Brasileiro e administrado pelo Supremo Tribunal Federal -, recebeu os Observadores Certificados Adriana Modesto, Doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde e Sanitarista; e Samuel Morgan, Conselheiro Titular do Contrandife (Conselho de Trânsito do Distrito Federal).
A conversa também contou com Vinícius André de Sousa, advogado criminalista, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo IDP, e Ana Júlia Pinheiro Rodrigues, Coordenadora de Comunicação da Rodas da Paz. Na ocasião, os debatedores também abordaram a discussão sobre a redução de velocidade no perímetro urbano e como essa possibilidade poderia ser a solução para evitar que ciclistas e pedestres sejam vítimas fáceis dos veículos que trafegam em alta velocidade.
Conforme reforçou a Observadora Certificada Adriana Modesto, “o Brasil é signatário de alguns pactos globais que direcionam medidas que em tese, deveríamos adotar, adequando-as à nossa realidade.
“Recentemente, o Pnatrans foi revisado e eu tive a oportunidade de contribuir no pilar de atendimento às vítimas, mas o que é importante destacar é que, você fazer parte e assinar, enquanto Estado, um roteiro de ações que possam reduzir os sinistros de trânsito, não é o suficiente porque a intenção precisa ser materializada na prática. Nós vivemos num país com dimensões continentais, com realidades distintas, então eu posso sinalizar para você a realidade local, a realidade. Por exemplo, da área metropolitana de Brasília e que ela pode ser diferente, por exemplo, se a gente considera o interior do Nordeste, onde a gente tem uma prevalência significativa do uso da motocicleta”, argumentou.
Questionado sobre os altos índices de ocorrências de trânsito registrados anualmente no Brasil e como as novas tecnologias podem contribuir para a redução, o Observador Certificado Samuel Morgan explicou que no trânsito existem vários fatores determinantes que envolvem também diversas áreas para a sua manutenção.
“Por isso que o trânsito chama tanto a atenção, porque como ele envolve vários setores da sociedade, para buscar soluções, você precisa de áreas técnicas trabalhando em conjunto. Senão uma só remando não é possível, não só as áreas técnicas, mas os setores da sociedade em conjunto, remando para o mesmo lado”, reforçou.
Durante o debate, foram também discutidas questões sobre mobilidade urbana sustentável, ativa, transporte público coletivo, entre outros temas relevantes.
Assista ao debate completo:
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
LEI 14.729: IMPULSIONANDO O USO DE BICICLETA NO BRASIL
No último dia 23 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729, marcando um novo capítulo na promoção do uso de bicicletas como meio de transporte no Brasil. Esta legislação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, representa um passo significativo em direção à criação de uma infraestrutura mais amigável para ciclistas e à expansão dos espaços urbanos dedicados a esse meio de transporte sustentável.
OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NO 14º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, EM PERNAMBUCO
O Observador Certificado Mauro Silva ministrou no dia 22 de novembro uma palestra para mais de 150 militares do 14º BI Mtz (Batalhão de Infantaria Motorizado) Regimento Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco.
Boleto