O programa Justiça na Tarde, da Rádio e TV Justiça - canal de televisão do Judiciário Brasileiro e administrado pelo Supremo Tribunal Federal -, recebeu os Observadores Certificados Adriana Modesto, Doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde e Sanitarista; e Samuel Morgan, Conselheiro Titular do Contrandife (Conselho de Trânsito do Distrito Federal).
A conversa também contou com Vinícius André de Sousa, advogado criminalista, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo IDP, e Ana Júlia Pinheiro Rodrigues, Coordenadora de Comunicação da Rodas da Paz. Na ocasião, os debatedores também abordaram a discussão sobre a redução de velocidade no perímetro urbano e como essa possibilidade poderia ser a solução para evitar que ciclistas e pedestres sejam vítimas fáceis dos veículos que trafegam em alta velocidade.
Conforme reforçou a Observadora Certificada Adriana Modesto, “o Brasil é signatário de alguns pactos globais que direcionam medidas que em tese, deveríamos adotar, adequando-as à nossa realidade.
“Recentemente, o Pnatrans foi revisado e eu tive a oportunidade de contribuir no pilar de atendimento às vítimas, mas o que é importante destacar é que, você fazer parte e assinar, enquanto Estado, um roteiro de ações que possam reduzir os sinistros de trânsito, não é o suficiente porque a intenção precisa ser materializada na prática. Nós vivemos num país com dimensões continentais, com realidades distintas, então eu posso sinalizar para você a realidade local, a realidade. Por exemplo, da área metropolitana de Brasília e que ela pode ser diferente, por exemplo, se a gente considera o interior do Nordeste, onde a gente tem uma prevalência significativa do uso da motocicleta”, argumentou.
Questionado sobre os altos índices de ocorrências de trânsito registrados anualmente no Brasil e como as novas tecnologias podem contribuir para a redução, o Observador Certificado Samuel Morgan explicou que no trânsito existem vários fatores determinantes que envolvem também diversas áreas para a sua manutenção.
“Por isso que o trânsito chama tanto a atenção, porque como ele envolve vários setores da sociedade, para buscar soluções, você precisa de áreas técnicas trabalhando em conjunto. Senão uma só remando não é possível, não só as áreas técnicas, mas os setores da sociedade em conjunto, remando para o mesmo lado”, reforçou.
Durante o debate, foram também discutidas questões sobre mobilidade urbana sustentável, ativa, transporte público coletivo, entre outros temas relevantes.
Assista ao debate completo:
Observador Certificado fala sobre a violência no trânsito do Rio de Janeiro à Rio TV Câmara
O Observador Certificado e especialista em gestão e direito de trânsito, Maicon de Paula, falou na última terça-feira (20) à Rio TV Câmara sobre a violência no trânsito do Rio de Janeiro.
Observador Certificado fala sobre o impacto do uso de celular no aumento das mortes no trânsito
O Observador Certificado e Presidente do CETRAN-SP, Dr. Frederico Pierotti, falou, nesta última terça-feira (06), ao Primeiro Impacto, do SBT. O assunto abordado foi o aumento de mortes no trânsito em 2024, no estado de São Paulo e a relação deste crescimento com o uso de álcool e celular ao volante.
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: