O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes do VIII Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito do Paraná (PVT), na última quinta-feira (24). O evento reuniu de forma online, profissionais que atuam no Programa, estudantes, especialistas, colaboradores que trabalham com temas relacionados à segurança no trânsito, mobilidade segura e sustentável, infraestrutura, educação e prevenção de sinistros de trânsito.
Com o tema “Promoção da Saúde e Mobilidade Segura e Sustentável”, as discussões dessa edição do fórum trataram do trânsito como fator determinante na saúde e a sua contribuição para o desenvolvimento de ações com foco na mobilidade segura e sustentável.
O OBSERVATÓRIO participou do Painel 1: Mobilidade Segura e Saúde Mental, sendo representado pela pedagoga e Observadora Certificada Stefania Alvise, como moderadora no debate que contou com a participação do painelista Dr. em Psicologia Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva; e dos debatedores: o presidente da junta médica recursal I do Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná) Ramon Cavalcanti Ceschim; o pós-doutor em Métodos e Diagnósticos em Psicologia/Epidemiologia, Roberto Moraes; e a chefe do setor de Psicologia do Detran/PR, Carine Coas.
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto