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PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ

Escrito por Portal ONSV

10 OUT 2023 - 15H55 (Atualizada em 10 OUT 2023 - 16H19)

Qual o principal sentido implícito na mensagem?

A partir de 1º de janeiro de 2024 essa será a mensagem oficial adotada pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, no sentido de ressaltar as campanhas educativas de trânsito conforme a Resolução 1000/2023, que publica ainda outras ações como o cronograma mensal de eventos.

Com muita convicção a resposta à essa questão está ligada ao comportamento humano!

Basta observar o comportamento dos outros condutores ou pedestres que os enxergamos como a figura abaixo, uns monstros que jamais poderiam compartilhar o mesmo espaço na mobilidade urbana.

Não cabe aqui detalhar o que fazem esses “monstros” temidos e odiados.

Exemplos não faltam de infrações e crimes de trânsito, falta de cortesia, agressividade desmedida, sem a menor complacência entre os demais, promovem uma insana guerra com perdas e danos muitas vezes irreparáveis.

Será que não somos a mesma figura na mesma arena e não nos damos conta disso?

É bastante provável que muitos de nós nos entendemos pessoas do bem, respeitosos, cumpridores das Leis e da Ordem, mas, Será Mesmo?

Entramos nessa “vibe” praticamente no “automático”, numa coligação do ritmo demandado pela volúpia do trânsito, notadamente nos grandes

centros onde se disputam metros quadrados com violência gratuita.

É tempo de refletir, é tempo de repensar os próprios atos e conviver com serenidade e respeito para com os demais e para consigo mesmo, pela sua própria PAZ!

O que nos induz às agressividades?

Fatores relevantes

Excesso de confiança e autoritarismo

Eu dirijo há anos e nunca me envolvi numa única trombada. Claro, não há elefantes à solta, ao menos aqui. Ironias de lado, o fato de não haver registro histórico de sinistros de trânsito não significa ser um bom condutor.

Certamente mesmo sem se dar conta, muitas situações de riscos o levaram a um quase acidente, ou alguém se colocou em risco devido à alguma manobra que você fez distraído ou pior, consciente disso.

Experiência não significa proficiência!

Por essa afirmação é que os pilotos da aviação comercial fazem atualizações de práticas e de seus conhecimentos para que não “enferrujem” nas funções. Um motorista que esquece ou desconhece o significado da sinalização é um potencial fator de risco.

Dirigir exige concentração e conhecimento. Atualizar-se é fundamental!

Distrações

A invasão dos eletrônicos trouxe consigo um subproduto potencialmente de risco. As distrações pelo uso ou mesmo uma simples leitura enquanto dirige.

Celulares, GPS, multimídias, dispositivos como computadores de bordo, conversas, olhares externos para um cartaz ou pessoas na calçadas, enfim, esses fatores que desviam a atenção e o foco na direção são altamente de riscos de uma colisão, um atropelamento ou outros tipos de sinistros que o condutor nem saberá explicar o que aconteceu.

Imagine-se numa rodovia a 110 km/h e você desvia seu olhar para ler uma mensagem no WhatsApp. Isso pode demandar 3 segundos numa curta mensagem.

Esses 3 segundos significarão 93 metros às cegas. Metade de um quarteirão. Se um veículo sinalizou e entrou à sua frente você não terá tempo para evitar a colisão!

Velocidade

Uma das questões mais relevantes e que de fato é totalmente contrária à PAZ NO TRÂNSITO.

A velocidade em excesso ou inadequada ao local é uma das causas que provocam altos índices de mortes por colisões.

Os limites de velocidade não foram estabelecidos ao acaso, eles são os resultados dos estudos e análises das vias. Respeitar esses limites é legal, é indispensável.

Nem sempre o limite indicado numa placa de sinalização é uma velocidade segura.

Chuvas, pouca visibilidade, fumaça, nevoeiro, via irregular, sujeira, concentração de pessoas nas proximidades são fatores que exigem menores velocidades.

PENSE NISSO!

Fadiga

Uma situação muito preocupante, principalmente nos profissionais que conduzem veículos pesados, especialmente os ônibus.

É de vital importância que um motorista esteja descansado e tenha repousado com as horas de sono regulares antes de empreender uma viagem. As vidas dos passageiros e dele próprio dependem disso.

Mesmo um motorista com seu automóvel pode tentar dirigir com a sua família a bordo estando exausto após um dia extenso pensando que dominará a fadiga e o sono! Lembre-se:

Você não domina o sono, mas o sono te domina!

Não pense que café, refrigerantes, lavar o rosto, medicamentos ou outros recursos serão garantia da sobriedade. Subitamente a exaustão o derrubará e isso significa um grave sinistro de trânsito.

Distância segura no seguimento

Todo motorista que já fez o curso de direção defensiva ou preventiva conhece aquela fórmula dos 3 segundos de distância entre ele e o veículo da frente.

Essa fórmula é relativa, mas já ajuda se for considerada. Até 90 km/h em pista seca e reta, no plano com pavimento em boas condições e o veículo plenamente revisado, principalmente freios e suspensão isso faz sentido.

Em condições adversas como chuvas e locais contaminados, dobre esse tempo, pois uma frenagem nessas condições exige mais espaço antes da parada total.

Para os veículos pesados a técnica possui variáveis, mas a rigor, no mínimo 7 segundos em pistas secas e regulares.

Uso de álcool e/ou drogas

Não existe dose segura. A Lei é muito clara e define como TOLERÂNCIA ZERO.

Não há a menor correspondência da paz e um condutor sob efeito de substâncias como álcool ou drogas, mesmo os medicamentos lícitos e receitados por médicos, procure saber sobre os efeitos colaterais antes de fazer uso e dirigir.

A sobriedade é fundamental para o exercício da consciência situacional.

Lembre-se que a “Lei Seca” possui mecanismos e procedimentos para a fiscalização e dependendo da quantidade e do comportamento do motorista poderá ser autuado e ainda cumulativamente imputado em crime de trânsito.

Definitivamente escolha se vai beber ou dirigir. Ambos, jamais!

PAZ NO TRÂNSITO

Você escolheu a Paz, siga então essas mínimas recomendações e livre-se de um pesadelo que significa um sinistro de trânsito.





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