Observadores Certificados

Prorrogação do prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação

Observador Certificado fala à Rádio Jornal Pernambuco sobre medida que dá mais tempo para os candidatos tirarem a CNH

Escrito por Portal ONSV

18 JAN 2024 - 16H34

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), decidiu prorrogar em 12 meses o prazo para a retirada da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de candidatos que não conseguiram concluir o processo iniciado em 2019. Dessa forma, os candidatos terão até o dia 31 de dezembro deste ano para concluírem as etapas necessárias para obter a CNH. A Rádio Jornal Pernambuco entrevistou o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, que deu dicas sobre como aproveitar essa oportunidade.

A decisão de estender o prazo foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de dezembro do ano passado. A medida deve beneficiar cerca de dois milhões de brasileiros que estão enfrentando dificuldades para retirar a habilitação ou concluir o processo.

O especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, recomendou que os candidatos aproveitem a oportunidade de forma consciente e não deixem para concluir o processo em cima da hora.

“É uma oportunidade valiosa para concluir as etapas do processo de habilitação com tranquilidade, estudando com atenção e realizando as aulas práticas e teóricas de forma responsável. Além disso, é essencial manter-se informado sobre as atualizações nas normas de trânsito para garantir uma formação sólida como condutor”, argumentou.

Vale lembrar que dirigir veículos sem a carteira de habilitação é considerado infração gravíssima pelo CTB. Resultando em multa no valor de R$ 880,41, além da retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

Caso a pessoa autuada seja candidata à obtenção da CNH, a mesma será penalizada com suspensão de seis meses do processo para obtenção do documento. Além disso, caso o veículo pertença a outra pessoa, será aplicada multa no mesmo valor para o proprietário, além da responsabilização por processo criminal por permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo.

Ouça a matéria completa: https://drive.google.com/file/d/16KuGZM1eTwqK5sYxzEYAeWFj2hkOe-2N/view?usp=drive_link

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seminario_de_prevencao_de_uso_de_alcool_e_drogas
Observadores Certificados

Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito em Minas Gerais tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) realizou no final de maio, o Seminário de Prevenção do uso do Álcool e outras Drogas no Trânsito. O evento, realizado no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamentos de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, contou com a presença do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Observadores_certificados_tomam_posse_cetran_mg
Observadores Certificados

Observadores Certificados tomam posse junto ao Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais

No dia 23 de abril, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG). Na ocasião foram empossados como conselheiros os Observadores Certificados Alexander Ferreira de Magalhães e Kenedy Santos Pereira. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e contou com a presença da Secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Cardoso Barreto, presidente do colegiado, do Chefe da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, Lucas Vilas Boas Pacheco, conselheiros empossados e integrantes da equipe administrativa do colegiado.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.