O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), decidiu prorrogar em 12 meses o prazo para a retirada da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de candidatos que não conseguiram concluir o processo iniciado em 2019. Dessa forma, os candidatos terão até o dia 31 de dezembro deste ano para concluírem as etapas necessárias para obter a CNH. A Rádio Jornal Pernambuco entrevistou o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, que deu dicas sobre como aproveitar essa oportunidade.
A decisão de estender o prazo foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de dezembro do ano passado. A medida deve beneficiar cerca de dois milhões de brasileiros que estão enfrentando dificuldades para retirar a habilitação ou concluir o processo.
O especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, recomendou que os candidatos aproveitem a oportunidade de forma consciente e não deixem para concluir o processo em cima da hora.
“É uma oportunidade valiosa para concluir as etapas do processo de habilitação com tranquilidade, estudando com atenção e realizando as aulas práticas e teóricas de forma responsável. Além disso, é essencial manter-se informado sobre as atualizações nas normas de trânsito para garantir uma formação sólida como condutor”, argumentou.
Vale lembrar que dirigir veículos sem a carteira de habilitação é considerado infração gravíssima pelo CTB. Resultando em multa no valor de R$ 880,41, além da retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.
Caso a pessoa autuada seja candidata à obtenção da CNH, a mesma será penalizada com suspensão de seis meses do processo para obtenção do documento. Além disso, caso o veículo pertença a outra pessoa, será aplicada multa no mesmo valor para o proprietário, além da responsabilização por processo criminal por permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo.
Ouça a matéria completa: https://drive.google.com/file/d/16KuGZM1eTwqK5sYxzEYAeWFj2hkOe-2N/view?usp=drive_link
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: