Observadores Certificados

Prorrogação do prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação

Observador Certificado fala à Rádio Jornal Pernambuco sobre medida que dá mais tempo para os candidatos tirarem a CNH

Escrito por Portal ONSV

18 JAN 2024 - 16H34

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), decidiu prorrogar em 12 meses o prazo para a retirada da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de candidatos que não conseguiram concluir o processo iniciado em 2019. Dessa forma, os candidatos terão até o dia 31 de dezembro deste ano para concluírem as etapas necessárias para obter a CNH. A Rádio Jornal Pernambuco entrevistou o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, que deu dicas sobre como aproveitar essa oportunidade.

A decisão de estender o prazo foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de dezembro do ano passado. A medida deve beneficiar cerca de dois milhões de brasileiros que estão enfrentando dificuldades para retirar a habilitação ou concluir o processo.

O especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, recomendou que os candidatos aproveitem a oportunidade de forma consciente e não deixem para concluir o processo em cima da hora.

“É uma oportunidade valiosa para concluir as etapas do processo de habilitação com tranquilidade, estudando com atenção e realizando as aulas práticas e teóricas de forma responsável. Além disso, é essencial manter-se informado sobre as atualizações nas normas de trânsito para garantir uma formação sólida como condutor”, argumentou.

Vale lembrar que dirigir veículos sem a carteira de habilitação é considerado infração gravíssima pelo CTB. Resultando em multa no valor de R$ 880,41, além da retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

Caso a pessoa autuada seja candidata à obtenção da CNH, a mesma será penalizada com suspensão de seis meses do processo para obtenção do documento. Além disso, caso o veículo pertença a outra pessoa, será aplicada multa no mesmo valor para o proprietário, além da responsabilização por processo criminal por permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo.

Ouça a matéria completa: https://drive.google.com/file/d/16KuGZM1eTwqK5sYxzEYAeWFj2hkOe-2N/view?usp=drive_link

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.