O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), decidiu prorrogar em 12 meses o prazo para a retirada da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de candidatos que não conseguiram concluir o processo iniciado em 2019. Dessa forma, os candidatos terão até o dia 31 de dezembro deste ano para concluírem as etapas necessárias para obter a CNH. A Rádio Jornal Pernambuco entrevistou o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, que deu dicas sobre como aproveitar essa oportunidade.
A decisão de estender o prazo foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de dezembro do ano passado. A medida deve beneficiar cerca de dois milhões de brasileiros que estão enfrentando dificuldades para retirar a habilitação ou concluir o processo.
O especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, recomendou que os candidatos aproveitem a oportunidade de forma consciente e não deixem para concluir o processo em cima da hora.
“É uma oportunidade valiosa para concluir as etapas do processo de habilitação com tranquilidade, estudando com atenção e realizando as aulas práticas e teóricas de forma responsável. Além disso, é essencial manter-se informado sobre as atualizações nas normas de trânsito para garantir uma formação sólida como condutor”, argumentou.
Vale lembrar que dirigir veículos sem a carteira de habilitação é considerado infração gravíssima pelo CTB. Resultando em multa no valor de R$ 880,41, além da retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.
Caso a pessoa autuada seja candidata à obtenção da CNH, a mesma será penalizada com suspensão de seis meses do processo para obtenção do documento. Além disso, caso o veículo pertença a outra pessoa, será aplicada multa no mesmo valor para o proprietário, além da responsabilização por processo criminal por permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo.
Ouça a matéria completa: https://drive.google.com/file/d/16KuGZM1eTwqK5sYxzEYAeWFj2hkOe-2N/view?usp=drive_link
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.