O DF 2ª Edição, da TV Globo de Brasília, no Distrito Federal, destacou na última segunda-feira (15), que houve aumento de 47% das multas aplicadas em 2023 na capital do país. Segundo o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) e a PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) foram 1.443.307 autuações apenas em 2023. A doutora em Transporte e Observadora Certificada, Adriana Modesto, falou à reportagem sobre imprudência dos motoristas e consequências desses atos no trânsito.
Conforme dados apresentados pela reportagem e compilados pelo Detran-DF e a PMDF, a infração de trânsito mais cometida pelo brasiliense é por excesso de velocidade, foram 836.036 multas em 2023, se comparado com 2022, 421.462, houve aumento de 98%. Em segundo lugar, está o estacionamento irregular, com 137 mil multas em 2023.
A doutora em Transporte e Observadora Certificada, Adriana Modesto, ressaltou que as leis de trânsito são para melhorar a fluidez e reduzir os sinistros, ainda segundo a especialista, o motorista que invade a faixa exclusiva coloca vidas em perigo e atrasa os ônibus.
“Quando o condutor opta por transitar em uma faixa exclusiva, ele pode ganhar um tempo, mas ele vulnerabiliza as condições do outro usuário, o usuário do transporte público coletivo. Ele compromete o tempo de viagem, atrapalha a operação do próprio condutor. E também, tem a questão de um sinistro de trânsito envolvendo um transporte pesado como é o ônibus”, explicou Adriana Modesto.
Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df2/video/quantidade-de-multas-de-transito-sobe-47-em-2023-no-df-12264818.ghtml
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.