A edição 23, da revista científica Scientific Journal of Applied Social and Clinical Science apresenta o artigo “Empreendedorismo na educação superior: desenvolvendo tecnologia social aplicada à educação para o trânsito e mobilidade sustentável”, escrito pela Observadora Certificada, empreendedora social, Mestra em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, Pesquisadora, Membro dos núcleos de Educação e de Saúde do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Bárbara Vita, em parceria com o também pesquisador Emanuel Ferreira Leite.
O artigo mencionado aborda a criação do NIUT - 1º Núcleo Interdisciplinar universitário de Trânsito do Brasil -, premiado pelo Instituto da Cidadania 2013/2014 como Destaque Social em Pernambuco, destaca a importância do papel das instituições de ensino superior em termos de sustentabilidade local, entendendo que a universidade, como lócus de conhecimento e de forma inovadora, neste sentido, é necessário criar espaços interdisciplinares de diálogo que visem desenvolver ações educativas transformadoras.
A proposta metodológica inovadora, desenvolvida no âmbito da pesquisa acadêmica, vê como prioritária a participação ativa das instituições do Sistema Nacional de Trânsito – SNT e de todos os membros da sociedade na vida pública e política de sua localidade. Ou seja, a partir da pesquisa-ação, o NIUT envolveu tanto a pesquisa quanto a extensão, buscando a construção do conhecimento contextualizado, bem como a aplicação e mediação da propagação desse conhecimento na perspectiva das transformações sociais.
Essa abordagem metodológica inovadora teve o desafio de ouvir as necessidades locais, conectando os órgãos públicos do SNT numa proposta de alinhamento de ações e abertura de espaço para a discussão de novas políticas públicas. Esta proposta interdisciplinar e interinstitucional destacou a responsabilidade social do ensino superior diante das demandas sociais, possibilitando abordagens e a criação de espaços de diálogo entre o conhecimento informal e o conhecimento técnico-científico.
Acesse o link, clique em download ou ler online para acessar o artigo: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/artigo-revista/empreendedorismo-na-educacao-superior-desenvolvendo-tecnologia-social-aplicada-a-educacao-para-o-transito-e-mobilidade-sustentavel-2
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.