Observadores Certificados

REVISTA CIENTÍFICA PUBLICA ARTIGO DE OBSERVADORA CERTIFICADA

Empreendedorismo na educação superior: desenvolvendo tecnologia social aplicada à educação para o trânsito e Mobilidade sustentável através da criação do 1º Núcleo Interdisciplinar universitário de Trânsito-NIUT do Brasil

Escrito por Portal ONSV

11 OUT 2023 - 12H08

A edição 23, da revista científica Scientific Journal of Applied Social and Clinical Science apresenta o artigo “Empreendedorismo na educação superior: desenvolvendo tecnologia social aplicada à educação para o trânsito e mobilidade sustentável”, escrito pela Observadora Certificada, empreendedora social, Mestra em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, Pesquisadora, Membro dos núcleos de Educação e de Saúde do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Bárbara Vita, em parceria com o também pesquisador Emanuel Ferreira Leite.

O artigo mencionado aborda a criação do NIUT - 1º Núcleo Interdisciplinar universitário de Trânsito do Brasil -, premiado pelo Instituto da Cidadania 2013/2014 como Destaque Social em Pernambuco, destaca a importância do papel das instituições de ensino superior em termos de sustentabilidade local, entendendo que a universidade, como lócus de conhecimento e de forma inovadora, neste sentido, é necessário criar espaços interdisciplinares de diálogo que visem desenvolver ações educativas transformadoras.

A proposta metodológica inovadora, desenvolvida no âmbito da pesquisa acadêmica, vê como prioritária a participação ativa das instituições do Sistema Nacional de Trânsito – SNT e de todos os membros da sociedade na vida pública e política de sua localidade. Ou seja, a partir da pesquisa-ação, o NIUT envolveu tanto a pesquisa quanto a extensão, buscando a construção do conhecimento contextualizado, bem como a aplicação e mediação da propagação desse conhecimento na perspectiva das transformações sociais.

Essa abordagem metodológica inovadora teve o desafio de ouvir as necessidades locais, conectando os órgãos públicos do SNT numa proposta de alinhamento de ações e abertura de espaço para a discussão de novas políticas públicas. Esta proposta interdisciplinar e interinstitucional destacou a responsabilidade social do ensino superior diante das demandas sociais, possibilitando abordagens e a criação de espaços de diálogo entre o conhecimento informal e o conhecimento técnico-científico.

Acesse o link, clique em download ou ler online para acessar o artigo: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/artigo-revista/empreendedorismo-na-educacao-superior-desenvolvendo-tecnologia-social-aplicada-a-educacao-para-o-transito-e-mobilidade-sustentavel-2

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.