O programa Debate da Super Manhã, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, abordou o tema “Violência no Trânsito” para saber o que pode ser feito para garantir a segurança e a integridade no trânsito, além das punições previstas para quem comete crimes no trânsito. O especialista em trânsito e representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco, Emanoel Silva, esteve entre os convidados do programa.
Apresentado na quinta-feira (01/02), pela comunicadora Natalia Ribeiro, o debate também contou com a participação do advogado especialista em Direito de Trânsito e membro da Comissão de Direito de Trânsito (OAB/PE), Dr. Danilo Duca; e do psicólogo, especialista em Psicologia do Trânsito e coordenador de pós-graduação em Psicologia do Trânsito na Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), José Ivo.
1/2
Em sua fala inicial, ao ser questionado se as pessoas estão mais estressadas no trânsito, Emanoel Silva confirmou e acrescentou à informação, que as vias não comportam tantos veículos, uma vez que a frota de veículos continua crescendo a cada ano e é necessário desestimular o uso do transporte individual.
“Estimular transportes ativos, transportes que vão propiciar, além de mais segurança, mais saúde para a sociedade”, defendeu o Observador Certificado.
Emanoel Silva ainda destacou que a pressa de alguns motoristas e algumas condições de trabalho favorecem o aumento de estresse e esse estranhamento inicial no trânsito.
“Motoristas profissionais estão no dia a dia fazendo o transporte de pessoas, transportes de bens, eles têm muitas vezes metas a bater, ganham comissão, têm uma certa pressa para se deslocar, para chegar aos seus destinos e esses mesmos profissionais compartilham a via com as pessoas que fazem os seus deslocamentos diários normais. Vão só até o trabalho e retornam. Tem muita gente que não tem tanta habilidade no trânsito [...]. Então não há muitas vezes a empatia, a paciência entre esses usuários das vias, o que muitas vezes ocasiona justamente esses eventos, os sinistros de trânsito. Pois, nem todo mundo vai ter a mesma habilidade e nem mesmo a percepção igual à do usuário ao lado, a percepção do risco”, explicou.
Ouça o debate completo: https://radiojornal.com.br/podcasts/debate-da-super-manha/2024/02/15666411-a-violencia-no-transito.html
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.