Observadores Certificados

Violência no trânsito é tema de Debate na Rádio Jornal Pernambuco

Observador Certificado é um dos convidados para debater motivos e punições previstas para quem comete crime no trânsito

Escrito por Portal ONSV

19 FEV 2024 - 16H27

O programa Debate da Super Manhã, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, abordou o tema “Violência no Trânsito” para saber o que pode ser feito para garantir a segurança e a integridade no trânsito, além das punições previstas para quem comete crimes no trânsito. O especialista em trânsito e representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco, Emanoel Silva, esteve entre os convidados do programa.

Apresentado na quinta-feira (01/02), pela comunicadora Natalia Ribeiro, o debate também contou com a participação do advogado especialista em Direito de Trânsito e membro da Comissão de Direito de Trânsito (OAB/PE), Dr. Danilo Duca; e do psicólogo, especialista em Psicologia do Trânsito e coordenador de pós-graduação em Psicologia do Trânsito na Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), José Ivo.


Em sua fala inicial, ao ser questionado se as pessoas estão mais estressadas no trânsito, Emanoel Silva confirmou e acrescentou à informação, que as vias não comportam tantos veículos, uma vez que a frota de veículos continua crescendo a cada ano e é necessário desestimular o uso do transporte individual.

“Estimular transportes ativos, transportes que vão propiciar, além de mais segurança, mais saúde para a sociedade”, defendeu o Observador Certificado.

Emanoel Silva ainda destacou que a pressa de alguns motoristas e algumas condições de trabalho favorecem o aumento de estresse e esse estranhamento inicial no trânsito.

“Motoristas profissionais estão no dia a dia fazendo o transporte de pessoas, transportes de bens, eles têm muitas vezes metas a bater, ganham comissão, têm uma certa pressa para se deslocar, para chegar aos seus destinos e esses mesmos profissionais compartilham a via com as pessoas que fazem os seus deslocamentos diários normais. Vão só até o trabalho e retornam. Tem muita gente que não tem tanta habilidade no trânsito [...]. Então não há muitas vezes a empatia, a paciência entre esses usuários das vias, o que muitas vezes ocasiona justamente esses eventos, os sinistros de trânsito. Pois, nem todo mundo vai ter a mesma habilidade e nem mesmo a percepção igual à do usuário ao lado, a percepção do risco”, explicou.

Ouça o debate completo: https://radiojornal.com.br/podcasts/debate-da-super-manha/2024/02/15666411-a-violencia-no-transito.html

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.