Observadores Certificados

Violência no trânsito é tema de Debate na Rádio Jornal Pernambuco

Observador Certificado é um dos convidados para debater motivos e punições previstas para quem comete crime no trânsito

Escrito por Portal ONSV

19 FEV 2024 - 16H27

O programa Debate da Super Manhã, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, abordou o tema “Violência no Trânsito” para saber o que pode ser feito para garantir a segurança e a integridade no trânsito, além das punições previstas para quem comete crimes no trânsito. O especialista em trânsito e representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco, Emanoel Silva, esteve entre os convidados do programa.

Apresentado na quinta-feira (01/02), pela comunicadora Natalia Ribeiro, o debate também contou com a participação do advogado especialista em Direito de Trânsito e membro da Comissão de Direito de Trânsito (OAB/PE), Dr. Danilo Duca; e do psicólogo, especialista em Psicologia do Trânsito e coordenador de pós-graduação em Psicologia do Trânsito na Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), José Ivo.


Em sua fala inicial, ao ser questionado se as pessoas estão mais estressadas no trânsito, Emanoel Silva confirmou e acrescentou à informação, que as vias não comportam tantos veículos, uma vez que a frota de veículos continua crescendo a cada ano e é necessário desestimular o uso do transporte individual.

“Estimular transportes ativos, transportes que vão propiciar, além de mais segurança, mais saúde para a sociedade”, defendeu o Observador Certificado.

Emanoel Silva ainda destacou que a pressa de alguns motoristas e algumas condições de trabalho favorecem o aumento de estresse e esse estranhamento inicial no trânsito.

“Motoristas profissionais estão no dia a dia fazendo o transporte de pessoas, transportes de bens, eles têm muitas vezes metas a bater, ganham comissão, têm uma certa pressa para se deslocar, para chegar aos seus destinos e esses mesmos profissionais compartilham a via com as pessoas que fazem os seus deslocamentos diários normais. Vão só até o trabalho e retornam. Tem muita gente que não tem tanta habilidade no trânsito [...]. Então não há muitas vezes a empatia, a paciência entre esses usuários das vias, o que muitas vezes ocasiona justamente esses eventos, os sinistros de trânsito. Pois, nem todo mundo vai ter a mesma habilidade e nem mesmo a percepção igual à do usuário ao lado, a percepção do risco”, explicou.

Ouça o debate completo: https://radiojornal.com.br/podcasts/debate-da-super-manha/2024/02/15666411-a-violencia-no-transito.html

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.