O programa Debate da Super Manhã, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, abordou o tema “Violência no Trânsito” para saber o que pode ser feito para garantir a segurança e a integridade no trânsito, além das punições previstas para quem comete crimes no trânsito. O especialista em trânsito e representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco, Emanoel Silva, esteve entre os convidados do programa.
Apresentado na quinta-feira (01/02), pela comunicadora Natalia Ribeiro, o debate também contou com a participação do advogado especialista em Direito de Trânsito e membro da Comissão de Direito de Trânsito (OAB/PE), Dr. Danilo Duca; e do psicólogo, especialista em Psicologia do Trânsito e coordenador de pós-graduação em Psicologia do Trânsito na Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), José Ivo.
1/2
Em sua fala inicial, ao ser questionado se as pessoas estão mais estressadas no trânsito, Emanoel Silva confirmou e acrescentou à informação, que as vias não comportam tantos veículos, uma vez que a frota de veículos continua crescendo a cada ano e é necessário desestimular o uso do transporte individual.
“Estimular transportes ativos, transportes que vão propiciar, além de mais segurança, mais saúde para a sociedade”, defendeu o Observador Certificado.
Emanoel Silva ainda destacou que a pressa de alguns motoristas e algumas condições de trabalho favorecem o aumento de estresse e esse estranhamento inicial no trânsito.
“Motoristas profissionais estão no dia a dia fazendo o transporte de pessoas, transportes de bens, eles têm muitas vezes metas a bater, ganham comissão, têm uma certa pressa para se deslocar, para chegar aos seus destinos e esses mesmos profissionais compartilham a via com as pessoas que fazem os seus deslocamentos diários normais. Vão só até o trabalho e retornam. Tem muita gente que não tem tanta habilidade no trânsito [...]. Então não há muitas vezes a empatia, a paciência entre esses usuários das vias, o que muitas vezes ocasiona justamente esses eventos, os sinistros de trânsito. Pois, nem todo mundo vai ter a mesma habilidade e nem mesmo a percepção igual à do usuário ao lado, a percepção do risco”, explicou.
Ouça o debate completo: https://radiojornal.com.br/podcasts/debate-da-super-manha/2024/02/15666411-a-violencia-no-transito.html
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.