O Sindicamp (Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região) e o OBSERVATÓRIO firmaram a parceria técnica de cooperação mútua para estabelecer o intercâmbio de informações relacionadas à segurança viária, durante a abertura da 2ª edição do Programa de Inovação e Gestão Empresarial, realizado hoje (14), no auditório do sindicato, em Campinas, no interior de São Paulo, e com transmissão online pelo canal do Sindicamp no YouTube.
Conforme destacou José Alberto Panzan, presidente do Sindicamp, o intuito da parceria visa aprimorar a questão da segurança no trânsito, aproximando as empresas de transporte para que se engajem tanto no Movimento Maio Amarelo, quanto no Selo de Mobilidade – iniciativas desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO para promover a conscientização e boas práticas no trânsito brasileiro, com objetivo de reduzir as mortes e lesões no trânsito.
“Eu agradeço pela parceria e tenho certeza que vai ser um sucesso e já de antemão convido todas as empresas a aderirem, vamos junto nesse barco, nesse caminhão, nessa caminhada aqui, pela segurança. Depois desse evento nós vamos começar a soltar informações de como será desenvolvido o projeto e contamos com a colaboração de todos”, frisou o presidente do Sindicamp.
Para Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO, a parceria visa uma cooperação técnica com propósito e é muito mais que uma relação de parceria, composta por metas e objetivos específicos.
“A primeira é fomentar o avanço do selo mobilidade segura no setor de transporte, no setor de logística, a partir dessa parceria com o Sindicamp. Fomentar também a adesão das empresas ao programa Laço Amarelo, porque ajuda a cumprir os requisitos do processo de certificação do Selo Mobilidade Segura, que é um processo que começou a partir de uma lógica envolvendo o setor de combustíveis”, explicou.
Paulo Guimarães também destacou os parceiros que ajudaram a desenvolver o Selo de Moblidade Segura, a partir de um de um projeto-piloto de sucesso realizado com a Vibra, a Raízen, a TransJordano e a IC Transportes. E o objetivo é produzir resultados não só para a segurança no trânsito, mas também para a produtividade, para a excelência no setor de transportes. “E um terceiro item, que é o intercâmbio de informações. É uma ideia que o Observatório consiga entregar produtos estatísticos para que o Sindicamp consiga trabalhar e nos ajudar também a desenvolver essas ações”, finalizou.
1/2
Assista ao evento completo: https://www.youtube.com/live/ONLkI6Dji2g?feature=share
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto