Uma pesquisa vai medir a velocidade média dos condutores nas principais vias do Recife, em Pernambuco, para identificar como os motoristas se comportam no trânsito. A análise será realizada pela CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano) em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos. A Rádio Jornal Recife falou com o Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, sobre a necessidade desse debate.
O levantamento que é realizado desde 2020, visa estabelecer um comparativo anual e assim analisar se as políticas implementadas pela gestão municipal são suficientes ou se existe necessidade de intensificar as ações em determinada localidade.
Conforme destacou o Observador Certificado, Emanoel Silva, “O condutor precisa entender que quanto maior é a velocidade do veículo, maior é o risco de lesões e mortes no trânsito, principalmente para os usuários mais vulneráveis que são pedestres, ciclistas e motociclistas. A título de exemplo em um atropelamento a 50 km/h, o pedestre tem 20% de chance de morrer. Já em um atropelamento a 80 km/h, esse risco passa para 60%. Ou seja, você aumentou 30 km/h a mais no veículo e triplicou a chance daquele pedestre perder a vida.”
Em 2020, em média 37% dos condutores fiscalizados no município excederam a velocidade. Já na ação realizada em 2022, o percentual caiu para 24%. Emanoel Silva destacou o fator que contribuiu para essa redução.
“Certamente essa redução tem a ver sim com a realização de ações de conscientização como as ações de engenharia e fiscalização. O condutor precisa ter a consciência de que ao aumentar a sua velocidade ele aumenta muito mais o risco de se ferir ou de perder a vida no trânsito”, ressaltou o Observador Certificado.
Ao todo serão analisados 16 locais, como por exemplo, as avenidas Norte e Agamenon Magalhães que tiveram a fiscalização por excesso de velocidade intensificada após as primeiras rodadas da pesquisa. Durante a ação os pesquisadores estarão nas ruas com equipamentos medidores de velocidade dos veículos, das 07h30 às 12h, e das 13h30 às 18h. Vale destacar que motoristas que forem flagrados excedendo os limites de velocidade no trânsito podem receber multa. Que dependendo da gravidade da infração pode chegar a mais de R$ 880,00.
Ouça a matéria: https://hearthis.at/tecnologia/mat.-maria-luna-pesquisa-cttu-velocidade-28-03/
Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR – Divulgação.
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.