Comunicação

PESQUISA SOBRE VELOCIDADE MÉDIA DOS CONDUTORES EM RECIFE/PE

Observador Certificado fala sobre a necessidade dessa pesquisa e sobre o debate do tema à Rádio Jornal Recife

Escrito por Portal ONSV

04 ABR 2023 - 15H51

Uma pesquisa vai medir a velocidade média dos condutores nas principais vias do Recife, em Pernambuco, para identificar como os motoristas se comportam no trânsito. A análise será realizada pela CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano) em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos. A Rádio Jornal Recife falou com o Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, sobre a necessidade desse debate.

O levantamento que é realizado desde 2020, visa estabelecer um comparativo anual e assim analisar se as políticas implementadas pela gestão municipal são suficientes ou se existe necessidade de intensificar as ações em determinada localidade.

Conforme destacou o Observador Certificado, Emanoel Silva, “O condutor precisa entender que quanto maior é a velocidade do veículo, maior é o risco de lesões e mortes no trânsito, principalmente para os usuários mais vulneráveis que são pedestres, ciclistas e motociclistas. A título de exemplo em um atropelamento a 50 km/h, o pedestre tem 20% de chance de morrer. Já em um atropelamento a 80 km/h, esse risco passa para 60%. Ou seja, você aumentou 30 km/h a mais no veículo e triplicou a chance daquele pedestre perder a vida.”

Em 2020, em média 37% dos condutores fiscalizados no município excederam a velocidade. Já na ação realizada em 2022, o percentual caiu para 24%. Emanoel Silva destacou o fator que contribuiu para essa redução.

“Certamente essa redução tem a ver sim com a realização de ações de conscientização como as ações de engenharia e fiscalização. O condutor precisa ter a consciência de que ao aumentar a sua velocidade ele aumenta muito mais o risco de se ferir ou de perder a vida no trânsito”, ressaltou o Observador Certificado.

Ao todo serão analisados 16 locais, como por exemplo, as avenidas Norte e Agamenon Magalhães que tiveram a fiscalização por excesso de velocidade intensificada após as primeiras rodadas da pesquisa. Durante a ação os pesquisadores estarão nas ruas com equipamentos medidores de velocidade dos veículos, das 07h30 às 12h, e das 13h30 às 18h. Vale destacar que motoristas que forem flagrados excedendo os limites de velocidade no trânsito podem receber multa. Que dependendo da gravidade da infração pode chegar a mais de R$ 880,00.

Ouça a matéria: https://hearthis.at/tecnologia/mat.-maria-luna-pesquisa-cttu-velocidade-28-03/

Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR – Divulgação.

Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.