A Anpet (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes) realizou entre os dias 06 e 10 de novembro o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, na cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo. Na ocasião, o artigo científico “Estudo do comportamento de condutores em rotatórias de Curitiba baseado em dados naturalísticos de direção”, que utiliza dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, um projeto financiado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, foi apresentado aos participantes.
De autoria dos pesquisadores: Dhuanne Sanchez Leitner; Amanda Laura Sousa Sakaguti; Diego Fernandes Neris; e do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, Jorge Tiago Bastos, teve a apresentação realizada por Amanda Laura Sousa Sakaguti.
As interseções são consideradas os gargalos logísticos em meio urbano, devido ao número de movimentos conflitantes existentes, afetando a fluidez e a segurança viária. As rotatórias são dispositivos que permitem melhorar estas condições nas interseções ao proporcionar um acréscimo na capacidade e uma redução na quantidade de pontos de conflitos, quando devidamente utilizadas. O “Estudo do comportamento de condutores em rotatórias de Curitiba baseado em dados naturalísticos de direção” teve como objetivo examinar o comportamento de condutores de Curitiba/PR e verificar se eles aderem à operação proposta para esse tipo de interseção.
Para isso, foi desenvolvido um questionário com os comportamentos esperados e inesperados e verificados em dados de estudo naturalístico de direção a partir de viagens de 32 condutores. Constatou-se que os condutores envolvidos na pesquisa conhecem e praticam instruções básicas de utilização de rotatórias, embora muitos não reduziram a velocidade, negligenciaram as setas indicativas de conversão e mudaram de faixa de forma irregular, contrariando as indicações técnicas.
O 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes concentrou a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor, possibilitando que todas as esferas ligadas à atividade de transportes, acadêmicas, científicas, profissionais, privadas ou governamentais, possam apresentar seus problemas e soluções, discuti-los e refletir sobre linhas de ação num ambiente cooperativo e instrutivo.
1/3
Seminário sobre segurança viária em Fortaleza/CE tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO/UFPR
Com o objetivo de debater temas relacionados à segurança viária, a Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com o aplicativo 99, realizou o III Seminário de Preservação de Vidas no Trânsito nos dias 27, 28 e 29 de maio. A atividade fez parte da programação de encerramento do Maio Amarelo, e contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, entre os palestrantes.
Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?
O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.
Livros sobre transporte público e segurança no trânsito serão lançados neste mês
Será realizado na próxima segunda-feira (15), às 14h30, na sede do Sest/Senat de São Carlos, o lançamento de três obras na área de trânsito e transporte. Entre as obras, está o livro “Segurança no Trânsito” e “Transporte Público Coletivo Urbano” que tem como coautor o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.