A Anpet (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes) realizou entre os dias 06 e 10 de novembro o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, na cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo. Na ocasião, o artigo científico “Estudo do comportamento de condutores em rotatórias de Curitiba baseado em dados naturalísticos de direção”, que utiliza dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, um projeto financiado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, foi apresentado aos participantes.
De autoria dos pesquisadores: Dhuanne Sanchez Leitner; Amanda Laura Sousa Sakaguti; Diego Fernandes Neris; e do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, Jorge Tiago Bastos, teve a apresentação realizada por Amanda Laura Sousa Sakaguti.
As interseções são consideradas os gargalos logísticos em meio urbano, devido ao número de movimentos conflitantes existentes, afetando a fluidez e a segurança viária. As rotatórias são dispositivos que permitem melhorar estas condições nas interseções ao proporcionar um acréscimo na capacidade e uma redução na quantidade de pontos de conflitos, quando devidamente utilizadas. O “Estudo do comportamento de condutores em rotatórias de Curitiba baseado em dados naturalísticos de direção” teve como objetivo examinar o comportamento de condutores de Curitiba/PR e verificar se eles aderem à operação proposta para esse tipo de interseção.
Para isso, foi desenvolvido um questionário com os comportamentos esperados e inesperados e verificados em dados de estudo naturalístico de direção a partir de viagens de 32 condutores. Constatou-se que os condutores envolvidos na pesquisa conhecem e praticam instruções básicas de utilização de rotatórias, embora muitos não reduziram a velocidade, negligenciaram as setas indicativas de conversão e mudaram de faixa de forma irregular, contrariando as indicações técnicas.
O 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes concentrou a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor, possibilitando que todas as esferas ligadas à atividade de transportes, acadêmicas, científicas, profissionais, privadas ou governamentais, possam apresentar seus problemas e soluções, discuti-los e refletir sobre linhas de ação num ambiente cooperativo e instrutivo.
1/3
ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO BRASILEIRO (NDS-BR): DA CONCEPÇÃO AOS PRIMEIROS RESULTADOS É APRESENTADO NO 37º ANPET
O “Estudo naturalístico de direção brasileiro (NDS-BR) da concepção aos primeiros resultados”, artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro e é financiado pelo OBSERVATÓRIO, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE CHUVA NO COMPORTAMENTO DE CONDUTORES NO MEIO URBANO: UM ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO
Ainda durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes realizado entre os dias 06 e 10 de novembro, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, o artigo científico “Influência da presença de chuva no comportamento de condutores no meio urbano: um estudo naturalístico de direção” que utiliza dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, um projeto financiado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, foi apresentado aos participantes.
EXCESSO DE VELOCIDADE NA ÁREA CALMA DE CURITIBA (PR): ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES E ESTIMATIVA DA ECONOMIA DE TEMPO
Realizado na segunda semana de novembro na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes proporcionou a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor. Na ocasião, o artigo científico “Excesso de velocidade na área calma de Curitiba (PR): análise dos fatores determinantes e estimativa da economia de tempo”, produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi apresentado aos participantes.
Boleto