O “Estudo naturalístico de direção brasileiro (NDS-BR) da concepção aos primeiros resultados”, artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro e é financiado pelo OBSERVATÓRIO, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
De autoria dos pesquisadores: Jorge Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR; Márcia de Andrade Pereira Bernardinis; Diego Fernandes Neris; Anelise Schmitz; Tatiana Maria Cecy Gadda; Eduardo Cesar Amancio; e Pedro Augusto Borges Santos, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, foi apresentado pelo professor Jorge Tiago Bastos.
Os estudos naturalísticos de direção se destacam internacionalmente como uma metodologia para a obtenção de indicadores do desempenho da segurança viária associados à tarefa real de condução por meio da instrumentação de um veículo e monitoramento da rotina de condução do participante. O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento de uma plataforma de coleta de dados naturalísticos de baixo custo como parte do primeiro Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro (NDS-BR), bem como relatar os principais resultados obtidos considerando as diversas aplicações do estudo para a investigação de fatores de risco.
Foi possível coletar dados de 32 condutores e 1.002 viagens, incluindo 381 horas de condução e 9.444 km de distância percorrida na cidade de Curitiba e sua região metropolitana. O NDS-BR se destaca como uma iniciativa de baixo custo para a investigação de comportamentos de risco de excesso de velocidade e engajamento em tarefas secundárias durante a condução.
1/4
Seminário sobre segurança viária em Fortaleza/CE tem palestra de representante do OBSERVATÓRIO/UFPR
Com o objetivo de debater temas relacionados à segurança viária, a Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com o aplicativo 99, realizou o III Seminário de Preservação de Vidas no Trânsito nos dias 27, 28 e 29 de maio. A atividade fez parte da programação de encerramento do Maio Amarelo, e contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, entre os palestrantes.
Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?
O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.
Livros sobre transporte público e segurança no trânsito serão lançados neste mês
Será realizado na próxima segunda-feira (15), às 14h30, na sede do Sest/Senat de São Carlos, o lançamento de três obras na área de trânsito e transporte. Entre as obras, está o livro “Segurança no Trânsito” e “Transporte Público Coletivo Urbano” que tem como coautor o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: