Pesquisas

ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO BRASILEIRO (NDS-BR): DA CONCEPÇÃO AOS PRIMEIROS RESULTADOS É APRESENTADO NO 37º ANPET

Artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO, liderado pelo prof. Jorge Tiago Bastos, descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro

Escrito por Portal ONSV

21 NOV 2023 - 12H44

O “Estudo naturalístico de direção brasileiro (NDS-BR) da concepção aos primeiros resultados”, artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro e é financiado pelo OBSERVATÓRIO, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.

De autoria dos pesquisadores: Jorge Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR; Márcia de Andrade Pereira Bernardinis; Diego Fernandes Neris; Anelise Schmitz; Tatiana Maria Cecy Gadda; Eduardo Cesar Amancio; e Pedro Augusto Borges Santos, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, foi apresentado pelo professor Jorge Tiago Bastos.

Os estudos naturalísticos de direção se destacam internacionalmente como uma metodologia para a obtenção de indicadores do desempenho da segurança viária associados à tarefa real de condução por meio da instrumentação de um veículo e monitoramento da rotina de condução do participante. O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento de uma plataforma de coleta de dados naturalísticos de baixo custo como parte do primeiro Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro (NDS-BR), bem como relatar os principais resultados obtidos considerando as diversas aplicações do estudo para a investigação de fatores de risco.

Foi possível coletar dados de 32 condutores e 1.002 viagens, incluindo 381 horas de condução e 9.444 km de distância percorrida na cidade de Curitiba e sua região metropolitana. O NDS-BR se destaca como uma iniciativa de baixo custo para a investigação de comportamentos de risco de excesso de velocidade e engajamento em tarefas secundárias durante a condução.


Influencia_presenca_de_chuva
Pesquisas

INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE CHUVA NO COMPORTAMENTO DE CONDUTORES NO MEIO URBANO: UM ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO

Ainda durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes realizado entre os dias 06 e 10 de novembro, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, o artigo científico “Influência da presença de chuva no comportamento de condutores no meio urbano: um estudo naturalístico de direção” que utiliza dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, um projeto financiado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, foi apresentado aos participantes.

Excesso_de_velocidade_na_area_calma_de_curitiba_pr
Pesquisas

EXCESSO DE VELOCIDADE NA ÁREA CALMA DE CURITIBA (PR): ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES E ESTIMATIVA DA ECONOMIA DE TEMPO

Realizado na segunda semana de novembro na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes proporcionou a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor. Na ocasião, o artigo científico “Excesso de velocidade na área calma de Curitiba (PR): análise dos fatores determinantes e estimativa da economia de tempo”, produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi apresentado aos participantes.

Observador_certificado_apresenta_artigo_cientifico_no_37_anpet
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO APRESENTA ARTIGO CIENTÍFICO NO 37º ANPET

O artigo científico “Drinking and driving salient beliefs: an elicitation under the theory of planned behavior” de autoria do Conselheiro Titular do Contrandife (Conselho de Trânsito do Distrito Federal) e Observador Certificado Samuel Morgan; Michelle Andrade; Márcia Lopes Rodrigues de Souza; Paulo Roberto Corrêa Marra Carvalho e Alan de Oliveira Lopes, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.

Boleto