O “Estudo naturalístico de direção brasileiro (NDS-BR) da concepção aos primeiros resultados”, artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro e é financiado pelo OBSERVATÓRIO, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
De autoria dos pesquisadores: Jorge Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR; Márcia de Andrade Pereira Bernardinis; Diego Fernandes Neris; Anelise Schmitz; Tatiana Maria Cecy Gadda; Eduardo Cesar Amancio; e Pedro Augusto Borges Santos, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, foi apresentado pelo professor Jorge Tiago Bastos.
Os estudos naturalísticos de direção se destacam internacionalmente como uma metodologia para a obtenção de indicadores do desempenho da segurança viária associados à tarefa real de condução por meio da instrumentação de um veículo e monitoramento da rotina de condução do participante. O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento de uma plataforma de coleta de dados naturalísticos de baixo custo como parte do primeiro Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro (NDS-BR), bem como relatar os principais resultados obtidos considerando as diversas aplicações do estudo para a investigação de fatores de risco.
Foi possível coletar dados de 32 condutores e 1.002 viagens, incluindo 381 horas de condução e 9.444 km de distância percorrida na cidade de Curitiba e sua região metropolitana. O NDS-BR se destaca como uma iniciativa de baixo custo para a investigação de comportamentos de risco de excesso de velocidade e engajamento em tarefas secundárias durante a condução.
1/4
INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE CHUVA NO COMPORTAMENTO DE CONDUTORES NO MEIO URBANO: UM ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO
Ainda durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes realizado entre os dias 06 e 10 de novembro, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, o artigo científico “Influência da presença de chuva no comportamento de condutores no meio urbano: um estudo naturalístico de direção” que utiliza dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, um projeto financiado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, foi apresentado aos participantes.
EXCESSO DE VELOCIDADE NA ÁREA CALMA DE CURITIBA (PR): ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES E ESTIMATIVA DA ECONOMIA DE TEMPO
Realizado na segunda semana de novembro na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes proporcionou a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor. Na ocasião, o artigo científico “Excesso de velocidade na área calma de Curitiba (PR): análise dos fatores determinantes e estimativa da economia de tempo”, produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi apresentado aos participantes.
OBSERVADOR CERTIFICADO APRESENTA ARTIGO CIENTÍFICO NO 37º ANPET
O artigo científico “Drinking and driving salient beliefs: an elicitation under the theory of planned behavior” de autoria do Conselheiro Titular do Contrandife (Conselho de Trânsito do Distrito Federal) e Observador Certificado Samuel Morgan; Michelle Andrade; Márcia Lopes Rodrigues de Souza; Paulo Roberto Corrêa Marra Carvalho e Alan de Oliveira Lopes, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
Boleto