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EXCESSO DE VELOCIDADE NA ÁREA CALMA DE CURITIBA (PR): ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES E ESTIMATIVA DA ECONOMIA DE TEMPO

Artigo científico utilizou dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro

Escrito por Portal ONSV

16 NOV 2023 - 10H30

Realizado na segunda semana de novembro na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes proporcionou a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor. Na ocasião, o artigo científico “Excesso de velocidade na área calma de Curitiba (PR): análise dos fatores determinantes e estimativa da economia de tempo”, produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi apresentado aos participantes.

De autoria de Louise Fuhrmann; Eduardo Cesar Amancio; Pedro Augusto Borges dos Santos, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO; e Jorge Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, e membro do Conselho consultivo do OBSERVATÓRIO.

O artigo científico “Excesso de velocidade na área calma de Curitiba (PR): análise dos fatores determinantes e estimativa da economia de tempo” foi apresentado por Louise Fuhrmann e averiguou que, a escolha da velocidade pelos condutores é influenciada pelo ambiente viário que trafegam.

A pesquisa analisou a prática do excesso de velocidade e seus fatores determinantes em uma zona de velocidade reduzida (40 km/h), a Área Calma em Curitiba (PR), além de realizar uma estimativa da economia de tempo com a prática do excesso de velocidade neste cenário. A análise das velocidades iguais ou 10% acima do limite de velocidade regulamentar resultou em uma predominância do excesso nas vias coletoras desta área. Além disso, por meio do Método da Regressão Logística Binária, concluiu-se que o principal fator determinante foi o número elevado de faixas. A economia gerada foi de apenas três segundos por quilômetro percorrido.

Como conclusão, entendeu-se que a redução da velocidade de uma determinada área necessita ser complementada por estratégias adicionais que induzam o respeito aos limites de velocidade por parte dos condutores.

Esse artigo científico foi produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO e o trabalho utilizou dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro. Louise Fuhrmann é aluna da UFPR, membra do Grupo de Pesquisa CNPq do OBSERVATÓRIO e faz parte do projeto de pesquisa da UFPR intitulado “Observatório Nacional de Segurança Viária”.


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