Realizado na segunda semana de novembro na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes proporcionou a discussão de temas de grande interesse para os profissionais que atuam no setor. Na ocasião, o artigo científico “Excesso de velocidade na área calma de Curitiba (PR): análise dos fatores determinantes e estimativa da economia de tempo”, produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi apresentado aos participantes.
De autoria de Louise Fuhrmann; Eduardo Cesar Amancio; Pedro Augusto Borges dos Santos, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO; e Jorge Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO e a UFPR, e membro do Conselho consultivo do OBSERVATÓRIO.
O artigo científico “Excesso de velocidade na área calma de Curitiba (PR): análise dos fatores determinantes e estimativa da economia de tempo” foi apresentado por Louise Fuhrmann e averiguou que, a escolha da velocidade pelos condutores é influenciada pelo ambiente viário que trafegam.
A pesquisa analisou a prática do excesso de velocidade e seus fatores determinantes em uma zona de velocidade reduzida (40 km/h), a Área Calma em Curitiba (PR), além de realizar uma estimativa da economia de tempo com a prática do excesso de velocidade neste cenário. A análise das velocidades iguais ou 10% acima do limite de velocidade regulamentar resultou em uma predominância do excesso nas vias coletoras desta área. Além disso, por meio do Método da Regressão Logística Binária, concluiu-se que o principal fator determinante foi o número elevado de faixas. A economia gerada foi de apenas três segundos por quilômetro percorrido.
Como conclusão, entendeu-se que a redução da velocidade de uma determinada área necessita ser complementada por estratégias adicionais que induzam o respeito aos limites de velocidade por parte dos condutores.
Esse artigo científico foi produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO e o trabalho utilizou dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro. Louise Fuhrmann é aluna da UFPR, membra do Grupo de Pesquisa CNPq do OBSERVATÓRIO e faz parte do projeto de pesquisa da UFPR intitulado “Observatório Nacional de Segurança Viária”.
1/3
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO BRASILEIRO (NDS-BR): DA CONCEPÇÃO AOS PRIMEIROS RESULTADOS É APRESENTADO NO 37º ANPET
O “Estudo naturalístico de direção brasileiro (NDS-BR) da concepção aos primeiros resultados”, artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro e é financiado pelo OBSERVATÓRIO, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.