Pesquisas

INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE CHUVA NO COMPORTAMENTO DE CONDUTORES NO MEIO URBANO: UM ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO

Estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da presença/ausência de chuva no comportamento de condutores da Região Metropolitana de Curitiba/PR quanto às variáveis velocidade, aceleração brusca e frenagem

Escrito por Portal ONSV

17 NOV 2023 - 15H12

Ainda durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes realizado entre os dias 06 e 10 de novembro, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, o artigo científico “Influência da presença de chuva no comportamento de condutores no meio urbano: um estudo naturalístico de direção” que utiliza dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, um projeto financiado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, foi apresentado aos participantes.

Com autoria dos pesquisadores: José Gustavo Venâncio da Silva Ramos, Mariana de Paiva, Isabela Pereira Macedo Dutra, Luciana Araujo Azevedo, José Augusto Venâncio da Silva Ramos, e o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR, Jorge Tiago Bastos, o estudo foi apresentado por José Gustavo Venâncio da Silva Ramos.

Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da presença/ausência de chuva no comportamento de condutores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) quanto às variáveis velocidade, aceleração brusca e frenagem. Para tal, a metodologia utilizada envolveu três etapas: i) Aquisição de Dados Comportamentais pelo Estudo Naturalístico da Condução; ii) Aquisição de Dados de Chuva; iii) Análise de Dados e Testes Estatísticos.

Os resultados encontrados indicam que não houve diferença significativa entre a porcentagem de tempo que os condutores gastam em cada faixa de velocidade, nem na percentagem de acelerações e frenagens bruscas quando comparadas as situações sem e com chuva. Uma hipótese, a ser verificada em pesquisas futuras, é de que os condutores da RMC estariam habituados a dirigir sob condição de chuva e, portanto, não compensariam esta condição com um comportamento mais cuidadoso.

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