Ainda durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes realizado entre os dias 06 e 10 de novembro, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, o artigo científico “Influência da presença de chuva no comportamento de condutores no meio urbano: um estudo naturalístico de direção” que utiliza dados do Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro, um projeto financiado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, foi apresentado aos participantes.
Com autoria dos pesquisadores: José Gustavo Venâncio da Silva Ramos, Mariana de Paiva, Isabela Pereira Macedo Dutra, Luciana Araujo Azevedo, José Augusto Venâncio da Silva Ramos, e o professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), coordenador do acordo de cooperação técnica entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a UFPR, Jorge Tiago Bastos, o estudo foi apresentado por José Gustavo Venâncio da Silva Ramos.
Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da presença/ausência de chuva no comportamento de condutores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) quanto às variáveis velocidade, aceleração brusca e frenagem. Para tal, a metodologia utilizada envolveu três etapas: i) Aquisição de Dados Comportamentais pelo Estudo Naturalístico da Condução; ii) Aquisição de Dados de Chuva; iii) Análise de Dados e Testes Estatísticos.
Os resultados encontrados indicam que não houve diferença significativa entre a porcentagem de tempo que os condutores gastam em cada faixa de velocidade, nem na percentagem de acelerações e frenagens bruscas quando comparadas as situações sem e com chuva. Uma hipótese, a ser verificada em pesquisas futuras, é de que os condutores da RMC estariam habituados a dirigir sob condição de chuva e, portanto, não compensariam esta condição com um comportamento mais cuidadoso.
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
ESTUDO NATURALÍSTICO DE DIREÇÃO BRASILEIRO (NDS-BR): DA CONCEPÇÃO AOS PRIMEIROS RESULTADOS É APRESENTADO NO 37º ANPET
O “Estudo naturalístico de direção brasileiro (NDS-BR) da concepção aos primeiros resultados”, artigo científico produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que descreve o Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro e é financiado pelo OBSERVATÓRIO, esteve entre as pesquisas apresentadas durante o 37º ANPET Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, em Santos, no litoral do estado de São Paulo, entre os dias 06 e 10 de novembro.
Boleto