Projeto de Lei é destaque na Rádio Bandeirantes com participação de Observador Certificado
O PLS (Projeto de Lei do Senado) 32/2016, que obriga motoristas alcoolizados ou sob efeito de outra substância psicoativa envolvidos em sinistros de trânsito a ressarcir as despesas com assistência hospitalar das vítimas ao SUS (Sistema Único de Saúde), foi destaque do jornal Primeira Hora, da Rádio Bandeirantes, hoje (05). A matéria contou com a participação do Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Thyrso Guilarducci, falando sobre o impacto dessas ocorrências de trânsito à sociedade.
“O custo do sistema de saúde pago pelo país anualmente é cerca de R$ 9 bilhões de reais, de um total que atinge R$ 50 bilhões, considerando as vítimas fatais. Então, é um valor astronômico”, frisou o Observador Certificado.
Conforme destacou a reportagem do jornal Primeira Hora, a medida está proposta em um Projeto de Lei que altera o Código Civil e foi recentemente aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A proposta visa punir financeiramente o motorista que, sob efeito de álcool ou outros entorpecentes, provocar ocorrências de trânsito graves que resultem em lesão corporal ou morte. Nessas situações, o condutor ficaria responsável pelos gastos no SUS para socorro, atendimento e tratamento, tanto da vítima, quanto dele próprio.
Esse Projeto de Lei está tramitando desde 2016 no Congresso e agora, com aval da Câmara, está na mesa de votação do Senado. Se aprovado, aumenta a lista de leis recentes que endurecem as penas para crimes de trânsito, entre elas, está a inclusão no Código de Trânsito Brasileiro da proibição de soltura de motoristas embriagados que forem condenados.
“Vai depender da comprovação, do transitado em julgado que o réu tenha sido efetivamente condenado e comprovado que foi o sinistro decorrente e estar dirigindo o veículo sob influência de álcool ou drogas, ou ambos. Então é uma situação um pouco complicada, mas acredito que se trata de uma medida muito importante que vem ao encontro de um anseio da sociedade para que se perceba a menor passividade diante de tantas gravidades com sinistros de trânsito” ressaltou Thyrso Guilarducci.
Assista:
[vc_video link="https://www.youtube.com/watch?v=5bGq1g5UnaM" align="center"]
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.