Matérias

ESTADO DE SÃO PAULO REGISTRA 194 SINISTROS DE TRÂNSITO COM SUSPEITA DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE DE JANEIRO A SETEMBRO DE 2021

Escrito por Portal ONSV

09 NOV 2021 - 12H47

Último final de semana contou com duas ocorrências envolvendo motoristas que aparentavam sinais de embriaguez em Campinas/SP e Sumaré/SP

A reportagem do jornal SPTV 2ª Edição da EPTV Campinas, emissora afiliada à TV Globo, destacou o alto índice de sinistros de trânsito com suspeita de embriaguez registrado de janeiro a setembro deste ano no estado de São Paulo. A Coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Roberta Torres, foi consultada pela reportagem para comentar sobre os possíveis fatores que levaram às 194 ocorrências de trânsito, ontem (08).

Segundo dados do Detran (Departamento de Trânsito) de São Paulo, levantados pela reportagem da EPTV, de 01 de janeiro a 30 de setembro deste ano, em todo o estado foram contabilizados aproximadamente 21 sinistros de trânsito por mês, relacionados a álcool e direção.

Conforme explicou Roberta Torres, “o álcool é um depressor do nosso sistema, a gente, à medida que ingere qualquer quantidade de bebida alcoólica, vai necessariamente perder alguns elementos, como o seu tempo de reação, que vai ser maior, ou seja, muitas vezes aquele pedestre ou aquele ciclista, ou outro motorista que você não vai enxergar, os seus movimentos vão ficar mais lentos. Mesmo que a pessoa não perceba, ou mesmo que ela pense que isso não acontece”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora do Núcleo de Educação do OBSERVATÓRIO: “Não é um problema você sair, passear, ir aproveitar, mas sim, a mistura da bebida alcoólica com a direção. A penalidade é o resultado do seu ato. Depois que aconteceu, então o acidente ou a morte, ele já aconteceu. O que a gente precisa sempre é pensar preventivamente. Que as pessoas tenham essa percepção de que, sim é arriscado e que sim, existem outras alternativas de você ir e vir com segurança. Seja por carona, por aplicativo, de ônibus, de táxi, enfim, ouras alternativas”, finalizou.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/10021739/

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.