Matérias

Evite riscos na estrada! Prepare seu carro, antes de sair

Escrito por Portal ONSV

29 OUT 2015 - 16H20

Para evitar dores de cabeça e situações de risco na estrada neste feriado do dia 2 de novembro, não se esqueça de verificar alguns itens do seu carro. O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) preparou um check list para facilitar a sua vida e ampliar a sua segurança e a dos passageiros do seu veículo.

Veja o que você não pode deixar de conferir!

  • Pneus

Verifique a pressão dos pneus do seu carro antes de viajar. A baixa pressão traz instabilidade em curvas e maior resistência na direção, além de acelerar o desgaste da borracha e de outros componentes do carro. O excesso de pressão também oferece danos: aumenta o desgaste da borracha do centro do pneu, desconforto e instabilidade ao dirigir e danos na suspensão. Para verificar o ponto ideal, cheque a etiqueta de calibragem. Além da pressão, é importante verificar se o pneu está em boas condições. Se ele estiver careca, cuidado! Há chances do carro derrapar mesmo em pista seca, além da baixa eficiência durante a frenagem. Os mesmos procedimentos devem ser aplicados no estepe.

  • Óleo

Antes de sair de casa, com o veículo ainda frio, verifique o nível do óleo do motor. Não deixe para fazer essa revisão apenas ao ver que a luz de óleo está acesa, pois a essa altura o motor já terá sido bastante penalizado. A falta de óleo pode superaquecer o motor, causando sérias consequências ao veículo. Caso precise preencher, não ultrapasse o nível máximo de óleo indicado pela vareta, pois isso também traz danos ao carro.

  • Radiador

Antes de dar partida no veículo, verifique também o nível de água no radiador, se precisar complete, pois isso manterá seu veículo refrigerado. Caso você viaje para algum lugar frio, adicione fluido anticongelante. Certifique-se de que não há nenhum vazamento de água e, se houver, leve o carro a um profissional de confiança.

  • Fluido de Freios

Teste a eficiência dos freios do seu veículo e certifique-se da eficiência deles. Não se esqueça de verificar o nível do fluido do freio e, se, necessário, preencher com a especificação DOT recomendada no manual do proprietário. Nunca misture fluidos com especificações diferentes. Caso o nível esteja muito abaixo do recomendado, faça uma verificação completa do sistema de frenagem de seu veículo.

  • Luzes do carro

É importante verificar se todas as luzes do seu veículo estão em pleno funcionamento, mesmo que você não pretenda pegar estrada à noite. Veja se todos os faróis, lanternas, luz de ré e de freio estão boas. Caso precise fazer essa checagem sozinho, uma orientação: dê ré próximo a uma parede ou muro e veja o reflexo pelo retrovisor. O mesmo vale para a luz de freios.

Aproveite a revisão para verificar outros itens do veículo que aumentam ainda mais a sua segurança, tais como:

  • Limpador de para-brisas;
  • Triângulo, macaco e chave de roda;
  • Extintor;
  • Funcionamento de todos os cintos de segurança do veículo;
  • Sistema de limpeza de vidro.

Por fim, não se esqueça de conferir se o nível do combustível é suficiente para sua viagem! Além da dor de cabeça e do risco de ter o carro parado no meio da estrada, a pane seca é considerada infração média, e pode acarretar em 4 pontos na carteira e R$ 85,00 de multa.

Com o carro e as malas devidamente preparados, você estará pronto para pegar a estrada com segurança. E lembre-se, sempre, dos equipamentos de segurança como cinto para todos e das cadeirinhas e assento adequados para crianças. O OBSERVATÓRIO deseja a todos uma

Boa viagem, com toda segurança.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.