Dentro da proposta da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) aos países membros em maio de 2011 está a atenção especial ao pedestre. A intenção da Organização é diminuir em 50% o número de mortos e feridos graves no trânsito de todo o mundo, poupando cerca de cinco milhões de vidas.
O pedestre é o alvo mais vulnerável no trânsito de todo o mundo, portanto os olhares de todos durante essa semana estão em quem caminha a pé, em suas atitudes e necessidades.
O ONSV entende que, mesmo sendo o pedestre um elemento frágil no trânsito, ele tem suas obrigações. Portanto, caminhar de forma atenta e cautelosa é dever de todos que estão a pé. Utilizar as calçadas, estar atento a sinalização viária, não usar o celular enquanto caminha e evitar fones de ouvido são atitudes que podem colaborar com a segurança do pedestre.
Por outro lado, é dever de todo motorista, ciclista e motociclista proteger a vida do pedestre, esteja ele onde estiver. Portanto, nesse contexto, a faixa de pedestre é o símbolo mais evidente durante essa semana. Vamos promover o uso correto da faixa: onde houver faixa, a preferência é do pedestre. Onde houver faixa e semáforo, prevalece a sinalização semafórica. A faixa é o lugar mais seguro do pedestre e todo motorista deve dar passagem a quem anda a pé.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.