Matérias

Maio Amarelo é premiado em Santa Catarina

Escrito por Portal ONSV

14 AGO 2015 - 17H00

"Maio

Movimento leva Prêmio Fenabrave na categoria “Melhor Campanha”

Uma notícia para comemorar! O Movimento Maio Amarelo foi anunciado, nesta quinta, dia 13, como o vencedor do 4º Prêmio Fenabrave de Educação para o Trânsito, em Santa Catarina. A Fenabrave é a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

O Maio Amarelo concorreu na categoria “Campanha”, com 10 materiais diferentes: vídeos de reportagens na imprensa, texto publicado no Blumenews, vídeos de comentários na TV Galega e com entrevistas em rádios.

O reconhecimento veio com uma entrevista veiculada pela Rádio Clube de Blumenau, na qual a Educadora de Trânsito e Observadora Certificada do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), Márcia Pontes, que coordena a mobilização naquele estado, destacou o Movimento na cidade de Blumenau. A entrega do Prêmio será na próxima segunda, dia 17 de agosto (leia abaixo).

Na entrevista, conduzida pela jornalista Rose Leite, Marcia apresentou o Movimento Maio Amarelo, durante cerca de 30 minutos, ressaltando as ações na cidade, que envolveram mais de 6 mil alunos, foram mais de 100 atividades; e os diversos aspectos do trânsito local, com enfoque sobre a acidentalidade, já que Blumenau apresenta taxas de mortalidade superior à média nacional para motociclistas e também taxa maior que municípios como Joinville e Florianópolis, capital do estado.

A entrevista abordou ainda as parcerias do Movimento realizadas na cidade com a Comissão de Trânsito e Transportes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que fianças de crimes de trânsito sejam investidas no atendimento às vítimas desses crimes; parcerias com universidade para um trabalho com os profissionais da área da saúde que atuam com as vítimas de trânsito; parcerias com a Câmara Mirim para um trabalho educativo e a possibilidade de iniciativas com o Sindicato dos Motociclistas. “Todo o trabalho é voltado para pressionar as autoridades na construção de políticas públicas para o trânsito, tratando o tema de forma estrutural e não pontual”, afirma Márcia.

A educadora ressaltou que Blumenau registrou 48 mortes no trânsito em 2014; e de janeiro a maio desse ano, já foram contados 10 mortos. Mas em apenas um dia de junho, foram registradas mais três mortes.

A observadora também discutiu, no programa, questões sobre engenharia, fiscalização e educação no trânsito e defendeu o trabalho permanente de mobilização do Maio Amarelo, com a Agenda Positiva - uma estratégia de colocar o tema trânsito na agenda cotidiana de toda a sociedade para ampliar a conscientização e a prevenção dos acidentes e mortes.

“O Prêmio Fenabrave é o reconhecimento de uma das instituições mais sólidas e respeitadas no país e fortalece ainda mais o Movimento Internacional Maio Amarelo em Blumenau e em Santa Catarina. É a voz da Fenabrave se somando ao objetivo do Movimento, que é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, mas também, contribuindo para a busca incansável de soluções”, defende Márcia.

Essa foi a primeira vez que o Movimento concorreu ao 4º Prêmio Fenabrave e foi escolhido por uma comissão julgadora, formada por convidados da FENABRAVE, representantes do setor automotivo, professores universitários, profissionais na área de segurança no trânsito e personalidades de destaque no estado de Santa Catarina. Assista a entrevista premiada, acessando esse link:

https://www.youtube.com/watch?v=lfx4TM3zhlMhttps://www.youtube.com/watch?v=lfx4TM3zhlM .

Márcia Pontes contou que inscreveu quatro trabalhos no Prêmio Fenabrave e venceu em duas categoria, com o Maio Amarelo, em Campanhas; e na categoria Trabalhos Acadêmicos, com a proposta de um Plano de Humanização do Trânsito para Blumenau em nível de política pública. Nesta segunda categoria, ela explica que o material vencedor é resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação na Unicesumar.

Para conhecer os vencedores em todas as categorias, acesse o link, abaixo:

http://fenabravesc.com.br/conheca-os-vencedores-do-4o-premio-fenabrave-sc-de-educacao-para-o-transito/

Entrega do Prêmio - A cerimônia de premiação será realizada na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, às 18h, no palco do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, durante a realização do 8º Congresso Fenabrave, que terá como mestre de cerimônias o jornalista catarinense, Mauro Mota, apresentador da RBS-TV Florianópolis.

Durante o evento, o público poderá conferir uma palestra do jornalista, Moacir Pereira, comentarista político de todos os veículos da RBS-TV.

Com o reconhecimento desta premiação, cada vencedor leva R$ 2 mil em dinheiro e o reconhecimento de uma das instituições mais sólidas e respeitadas no estado de Santa Catarina e no país.

Outros Prêmios do Maio Amarelo

O Maio Amarelo não para de ser premiado. O 4º Prêmio Fenabrave de Educação para o Trânsito é a mais recente honraria ao Movimento, mas não o primeiro de muitos reconhecimentos.

Com apenas dois anos de existência, o Maio Amarelo já recebeu o Prêmio Internacional “Boas Práticas de Segurança Viária, durante o Congresso Ibero-americano de Segurança Viária, no México, e também o Prêmio Mobilidade Minuto, do Instituto Cidade em Movimento (IVM), na categoria “Qualidade do espaço público da Mobilidade”.

O que é a Fenabrave - SC – A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave é a entidade representativa do setor de Distribuição de Veículos no Brasil. A entidade reúne 52 Associações de Marcas de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, máquinas agrícolas e motocicletas.

A Regional de Santa Catarina - Fenabrave-SC -  representa os interesses do setor da Distribuição de Veículos no âmbito estadual de cerca de 650 concessionárias dos diversos segmentos que a compõe (os mesmos da Fenabrave Nacional acima). O segmento contribui com cerca de 7% da arrecadação de tributos em SC e emprega mais de 18 mil colaboradores

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.