A proposta de criação de uma Agência Nacional de Segurança Viária para nortear e indicar parâmetros e referências fundamentais para gestão mais eficaz do trânsito foi apresentada na quarta-feira, 25 de maio, ao ministro das Cidades, Bruno Araújo. A criação da agência é proposta do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), foi levada ao ministro pelo deputado Hugo Leal (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
A existência da Agência é fundamental para que se atue de forma coordenada e integrada com os demais órgãos de trânsito para adoção de políticas públicas objetivando a redução do volume de acidentes de trânsito no país. O tema é preocupação mundial. O deputado esteve recentemente na sede da ONU, em Nova York, onde foi aprovada mais uma resolução em cima dos pilares da Década de Segurança Viária (2011 a 2020), com a preocupação da redução de acidentes de trânsito.
A Década, instituída pela ONU, tem como meta audaciosa reduzir em 50% a quantidade de mortes até 2020. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, vitimando 1,25 milhão de pessoas por ano. No Brasil, em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis), mais de 43 mil pessoas morreram por conta de acidentes nas vias e rodovias do país.
O número de mortes provocadas nas estradas acumula 500 mil no período de 2005 a 2015. Sem contar os altos custos para o país, provocado pelos acidentes, que chegam a R$ 52 bilhões por ano, ele provocam também a ocupação de cerca de 60% dos leitos hospitalares e deixam número expressivo de pessoas com sequelas permanentes.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.